V Viana em Família superou expectativas em Arcos de Valdevez

| Tempo de leitura: 2 min

Dezenas de famílias dos dez Arciprestados da Diocese de Viana do Castelo participaram na 5ª edição do Viana em Família, que se realizou em Arcos de Valdevez. O evento, promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, ficou marcado com a peregrinação à Senhora do Castelo, que juntou mais de duas mil pessoas, e a celebração, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador. 

V Viana em Família, Pastoral Familiar de Viana do CasteloO diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, Monsenhor Fernando Caldas, fez um balanço “positivo”. “Superou a expectativa porque o Viana em Família realizou-se, pela primeira vez, fora de Viana do Castelo. Isto porque houve vontade de descentralizar, reforçando as equipas arciprestais familiares”, salientou, reconhecendo que “ainda há muito caminho a percorrer de tal modo que se estruture em toda a Diocese uma sólida Pastoral Familiar”. “Há lacunas evidentes. Há uma rede que precisa de ser criada, mas com persistência e perseverança havemos de lá chegar”, acrescentou. 

Sob o mote “A alegria do amor dos jovens”, a propósito da realização da Jornada Mundial da Juventude, o V Viana em Família iniciou-se com um testemunho de um casal sobre “a alegria e beleza da família”. Seguiu-se com um piquenique, com muita música, e ainda um concurso em que os casais tiveram de responder a uma pergunta, verificando se o marido dava a mesma resposta que a esposa. “O que se constatou é que os casais mais velhos estavam com mais sintonia em comparação com os mais novos”, contou entre risos. 

No final da celebração, D. João Lavrador fez a entrega das bênçãos matrimoniais aos casais que estão a celebrar o aniversário matrimonial (25, 50 e 75 anos). 

Em 2024, a perspectiva é que a 6ª edição do Viana em Família se realize no Arciprestado de Valença.

Fotografia em destaque: Pastoral Familiar de Viana do Castelo