Paulo Gomes foi palestrante da Escola do MCC

O Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, acolheu, no dia 04, a 3ª. Sessão de Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, em que foi palestrante o dr. Paulo Ferreira.

3A sessão da Escola do MCC 2023O conferencista falou sobre a sinodalidade, afirmando que “o caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja”. “Aquilo que o Senhor nos pede, em certo sentido, já está contido na palavra Sínodo. Não se trata de fazer o Sínodo, mas de ser Sínodo. E, sínodo indica o caminho feito em conjunto pelo povo de Deus”, referiu exemplificando “o caminhar junto” com textos bíblicos. “Todos fazem caminho. Todos vivemos esta comunhão e esta verdade em Sínodo. Caminhar juntos, mas este caminhar juntos implica, escuta”, frisou.

Paulo Ferreira salientou ainda que “todo o Evangelho é um convite a caminhar”. “O Papa Francisco diz-nos que a sinodalidade exprime a figura da Igreja que brota do Evangelho de Jesus e que é chamada a encarnar-se hoje na história, em fidelidade criativa à Tradição”, recordou, acrescentando: “Todos os membros da Igreja são sujeitos ativos de Evangelização e, portanto, esta Igreja Sinodal conduz-nos e é presença indispensável para um novo ardor missionário que nos compromete a todos.”

Por fim, rezou-se a oração do Cardeal, José Tolentino Mendonça. “Todos somos chamados a ser missionários, a partir do nosso batismo. Hoje, mais do que nunca, temos de ser missionários. Compete a todos sair à rua e anunciar o Evangelho, saindo da igreja e indo ao encontro através da escuta”, apelou, reconhecendo que “este caminho implica mudança”. “Não podemos ficar no velho, mas temos de nos fazer de novo”, concluiu.