Faleceu Monsenhor José Sousa

Monsenhor José Gomes de Sousa nasceu a 30 de janeiro de 1943 em Grimancelos, concelho de Barcelos. Em 1955, entra nos Seminários Arquidiocesanos de Braga, tendo começado o seu percurso no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, sendo ordenado padre a 15 de agosto de 1967 na Sé de Braga, por D. Francisco Maria da Silva.

Nesse mesmo ano foi nomeado pároco de Paçô e Oliveira, nos Arcos de Valdevez. A 30 de junho de 1968 foi nomeado Vigário Cooperador de Ponte de Lima, cooperando com o Pe. Carlos Martins Pinheiro, mais tarde eleito Bispo. Em 1969, o Padre José Gomes de Sousa é nomeado pároco de Santa Maria dos Anjos, em Ponte de Lima, tendo dois anos mais tarde (10-11-1971) assumido, também, a Paróquia de Arca.

Ao longo do seu ministério serviu a Diocese tomando parte em diversos organismos diocesanos. Foi membro do 1º Conselho Presbiteral entre 1979 e 1982, para o qual foi novamente nomeado em 1988 e onde permaneceu até aos dias de hoje. Em 1982 foi designado para Juiz Pró-sinodal do Tribunal Eclesiástico de Viana do Castelo, sendo em 1984 nomeado juiz do Tribunal Eclesiástico, cargo em que foi por diversas vezes reconduzido até ser indicado como Vigário Judicial em 2006. Para o desempenho destes serviços muito importante foi o curso de Pós-Graduação em Direito Canónico, na Universidade de Navarra, em Pamplona, Espanha, de outubro de 1984 até finais de 1985. Membro do Conselho Episcopal, fez parte do Conselho Pastoral Diocesano, foi vogal da direção da Casa Sacerdotal de Viana do Castelo, promoveu e criou o Centro Paroquial e Social de Ponte de Lima, sendo ainda presidente da direção do Instituto Limiano, assim como Arcipreste de Ponte de Lima entre 2006 e 2008.

Em 2010, o Padre José Gomes de Sousa foi elevado à dignidade de Monsenhor por decisão do Papa Bento XVI, tendo a cerimónia de tomada de posse sido realizada em 23 de agosto de 2010, na Sé de Viana do Castelo, sendo Bispo da Diocese D. José Pedreira.