Escola do MCC inicia novo Ano Pastoral com apelo à missão e ao testemunho no mundo

| Tempo de leitura: 3 min

O Centro Pastoral Paulo VI acolheu, no passado dia 6 de outubro, a sessão de abertura do novo Ano Pastoral da Escola de Formação do MCC. A iniciativa iniciou com a celebração de uma Eucaristia de acção de Graças, presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Mons. Manuel José Azevedo Vilar, Pe, Manuel José Torres Lima e Pe. Paulo José Norberto Alves.

Na homilia, D. João Lavrador refletiu sobre a Parábola do “Bom Samaritano”, sublinhando que “o próximo é aquele que interpela”. “Deus, no seu projeto, não desiste de nós enquanto testemunhas Dele no meio do mundo”, afirmou, lembrando que “os ambientes de hoje continuam a ser Nínive”. “Deixemos que Deus nos conduza a ser fermento de Evangelho no meio do Mundo.

Finda a Eucaristia, o Pe. Paulo Alves, adjunto do Assistente Espiritual, apresentou os temas e respectivos palestrantes para as nove sessões da Escola para o Ano Pastoral 2025/2026, que continuarão a realizar-se no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, pelas 21h15. Uma segunda-feira, por mês, de acordo com o Calendário distribuído. Os temas irão de encontro ao tema proposto pela Diocese para este segundo de preparação para o Jubileu da Diocese. A primeira sessão está marcada para o próximo dia 27 de outubro, com o tema “Faz-te ao Largo e anuncia o Evangelho… Sem medo e com humildade”. O palestrante será o Pe. Renato Oliveira.

O sacerdote abordou ainda as sessões de formação, programadas pela Diocese, para o Arciprestado de Viana do Castelo, ao ritmo de uma vez por mês à sexta-feira.

A este propósito, D. João Lavrador explicou que o se pretende é que, em cada Arciprestado, haja uma Escola de Formação, correspondendo às necessidades das pessoas.

A encerrar a sessão, a presidente do MCC, Conceição Ponte, começou por agradecer a presença de todos os presentes, recordando que a escola é para todos os Diocesanos, cursistas e não cursistas.

A responsável terminou lembrando as Ultreias Regionais, que têm lugar a 13 de outubro em Sandiães - Ponte de Lima, para os Arciprestados de Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca; a 21 de outubro na Meadela para o Arciprestado de Viana do Castelo e a 30 de outubro em Padornelo - Paredes de Coura, para os Arciprestados de Paredes de Coura, Melgaço, Monção, Caminha, Valença e Vila Nova de Cerveira. Todas as Ultreias são às 21h00.

Por José Borlido