D. João Lavrador presidiu ao encerramento da Escola Do MCC

| Tempo de leitura: 3 min

Realizou-se no passado dia 23 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI, a sessão de encerramento da Escola do Movimento dos Cursilhos de Cristandade, que foi presidida pelo Bispo diocesano D. João Lavrador.

O encerramento iniciou-se com a celebração de uma Eucaristia de Ação de Graças presidida por D. João Lavrador e concelebrada pelo Mons. Manuel Azevedo Vilar, diretor da Escola e pelo Pe. José Torres Lima, assistente espiritual, e Pe. Paulo Alves, adjunto.

Durante a homilia, o Bispo destacou que “a santidade é a presença de Deus e ser cristão com os critérios de Deus”. Segundo afirmou, “no mais profundo da vida humana está a presença de Deus”, lembrando que, apesar de hoje o homem desprender-se de Deus, “o verdadeiro discípulo reconhece que a vida é um dom”. “Nós não somos uns desamparados. Estamos sempre amparados pela presença de Deus”, salientou.

Finda a Eucaristia, o Secretário do Movimento fez um balanço das atividades anuais da escola, apresentando resumos “síntese” do essencial das mensagens transmitidas em cada um dos temas apresentadas nas nove sessões de escola realizadas ao longo do Ano Pastoral 2024/2025, cuja média de frequência rondou os 80 e os 90 participantes por sessão.

Numa breve intervenção, D. João Lavrador anunciou a sua intenção de escrever uma Carta Pastoral, na qual serão apresentadas orientações e pistas de reflexão para a caminhada da Diocese e que poderão, eventualmente, ser integradas como temas da Escola do MCC no próximo Ano Pastoral 2025/2026.

A concluir, o Bispo diocesano manifestou palavras de apreço e reconhecimento pelo trabalho pastoral desenvolvido pelo Secretariado do MCC.

Já a presidente do Secretariado, Conceição Ponte, agradeceu a presença de D. João Lavrador, na escola e em várias atividades do Movimento ao longo do Ano Pastoral, e lembrou a realização da Ultreia Diocesana, que terá lugar no próximo dia 13 de julho no Santuário do Senhor da Saúde, na freguesia de Sá, Ponte de Lima, com início às 10h00.

A responsável informou ainda que, no próximo ano, a Escola do MCC continuará a ter uma sessão por mês, à segunda-feira, cujos temas irão privilegiar o tema geral para o Ano Pastoral 2025/2026, definido pela Diocese, para o 2º. ano de preparação para o Jubileu Diocesano.

A Escola do MCC continua a ser uma escola aberta a todos os Diocesanos.

Por José Borlido