D. João Lavrador presidiu à Ultreia Regional em Monção

| Tempo de leitura: 2 min

Realizou-se no passado dia 25 de outubro, no Centro Paroquial de Monção, a Ultreia Regional para os Arciprestados de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, e Vila Nova de Cerveira. 

Ultreia Regional, MonçãoFoi Reitor António Afonso Eça de Monção e rolhista Cristina Maria Ramadas do Arciprestado de Monção. Já o Rolho Místico foi proclamado pelo Bispo D. João Lavrado e as ressonâncias estiveram a cargo de Nazaré Asseiro de Reboreda, Arciprestado de V. Nova de Cerveira, Dianne Correia do Arciprestado de Valença e Maria Inês Dias Sousa de Vila Franca, Arciprestado de Viana do Castelo. 

Estiveram presentes o Pe. Salvador Monteiro Fernandes, Pároco e Arcipreste de Monção e Pe. Torres Lima, diretor espiritual do Secretariado Diocesano do Movimento dos Cursilhistas de Cristandade (MCC), Conceição Ponte, presidente do Secretariado Diocesano do MCC e demais membros do Secretariado e muitos cursilhistas de vários Arciprestados da Diocese. 

Depois da saudação a todos os presentes, foi proclamado o Evangelho, seguindo-se da reunião dos vários grupos de reflexão. 

Sob o tema “Em Igreja Fazemos Caminho”, Cristina Maria Ramadas começou por referir que “ninguém é feliz sozinho”. “Jesus não nos deixou órfãos, nem sozinhos. Quando estava na cruz, nesse momento de grande dor, deu-nos a Sua Mãe”, recordou, falando da busca incessante das satisfações desmedidas do tempo, que sempre encerram risco de desvio do caminho recto. “Um caminho sem Deus, que conduz a uma vida vazia, em que o ter a qualquer preço e o consumir sem medida, são a razão de vida do nosso tempo”, defendeu. 

D. João Lavrador proclamou o Rolho Místico e refletiu sobre a vida de cristãos. “Que cada um de nós seja uma extensão do amor de Jesus nos mais diversos ambientes”, apelou, acrescentando: “Cada cristão deve tornar Cristo presente entre os homens. Deve viver de tal modo que à sua volta se perceba o bom odor de Cristo. Deve agir de tal modo que, através das ações, se possa descobrir o rosto de Jesus.” 

Por fim, Conceição Ponte agradeceu ao Centro de Ultreia de Monção pela organização da Ultreia.