D. João Lavrador foi palestrante na 1ª sessão da Escola do MCC       

| Tempo de leitura: 2 min

D. João Lavrador foi palestrante da 1ª sessão de Escola do  Movimento dos Cursilhos de Cristandade (MCC) do Ano Pastoral 2023/2024, que teve lugar no Centro Pastoral Paulo VI, em Darque, Viana do Castelo.

Escola MCCSob o tema “Comunhão, Participação, Missão, para caminhar em Igreja”, o Bispo diocesano recordou a Caminhada Sinodal da Igreja e a reflexão sinodal realizada a nível dos Arciprestados e, depois, da Diocese.

D. João Lavrador defendeu que a Igreja, para cumprir com a sua missão, “tem que saber discernir e estar atenta aos sinais dos tempos”. “A Igreja tem muito a dar ao mundo”, frisou, acrescentando: “O novo rosto da Igreja é uma prática, em que todos se sentem corresponsáveis. A fé católica é prática, levando o Evangelho aos outros.”

Durante a sua intervenção, o prelado deu nota de que a Diocese está a avançar com o Diaconado Permanente e que vai promover, nos dias 18 de novembro, 1 e 2 de dezembro, as Jornadas Pastorais. “São eventos importantes, pois precisamos de aprofundar, refletir e saber os fundamentos”, considerou.

Por fim, D. João Lavrador enalteceu a importância do amor para a comunhão, a participação e a missão, apelando à participação da comunidade na vida pastoral.