Conselho Presbiteral refletiu sobre estruturas da Diocese

| Tempo de leitura: 2 min

No dia 30 de maio, reuniu o Conselho Presbiteral em sessão ordinária, para tratar várias questões, centradas numa reflexão sobre uma atualização das estruturas da Igreja, para que sejam veículo de comunhão e favoreçam a evangelização. 

Conselho PresbiteralD. João Lavrador abriu a sessão sublinhando alguns pontos essenciais: A Igreja diocesana como comunidade de referência, a dinamização dos diversos sectores da vida pastoral, a promoção dos ministérios e serviços eclesiais, o desenvolvimento do modelo comunitário na vida pastoral, e a preparação o jubileu da nossa Diocese. 

Salientou-se a necessidade da formação, da consciencialização do sentido diocesano e eclesial, da participação e responsabilidade dos leigos. Referiu-se a necessidade de descentralizar as atividades, mas também, de recordar a identidade diocesana, mormente no sentido da Catedral como Igreja mãe. 

De seguida, informou-se das Jornadas Diocesanas a realizar a 1 e 2 de dezembro, em que todos os agentes pastorais estão convidados a participar, procurando atualizar as linhas mestras do Concílio Vaticano II, a sinodalidade, e a eclesiologia do Papa Francisco, e daí retirar as linhas mestras para o futuro da Igreja diocesana. 

De tarde, o ecónomo diocesano fez uma breve apresentação de contas dos vários organismos da Diocese, em que se constatou um singelo aumento das receitas e uma diminuição das despesas, ainda que insuficientes para todas as despesas. 

De seguida, abordou-se a situação real dos setores pastorais nos Arciprestados e refletiu-se sobre a reorganização do organograma da Diocese, segundo o modelo da Conferência Episcopal Portuguesa, nas várias Vigararias Diocesanas.