Centro Paroquial de Sandiães acolheu Ultreia Regional

| Tempo de leitura: 2 min

A Ultreia Regional para os Arciprestados de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima decorreu no passado dia 17 de outubro, no Centro Paroquial de Sandiães. A iniciativa contou com a presença do Pe. Manuel José Torres Lima, assistente Espiritual Diocesano do MCC, Pe. José Álvaro Aguiar Correia de Sá, pároco de Gaifar, S. Julião de Freixo, Sandiães, Calvelo e Vilar das Almas, Pe. José Manuel Almeida Sousa, pároco de Queijada, Ribeira e Fornelos, Conceição Ponte, presidente do Secretariado Diocesano, e vários elementos do Secretariado Diocesano e muitos cursilhistas dos vários Arciprestados. 

Ultreia Regional, SandiãesAdelaide Gonçalves da paróquia de Sandiães foi reitora da Ultreia, enquanto que o Rolho da Ultreia foi proclamado por Flávio Gonçalves da Paróquia de Sandiães. Já o Rolho Místico esteve a cargo do Pe. José Álvaro Aguiar Correia de Sá. 

A Ultreia iniciou-se com a leitura do Evangelho, a que se seguiu as reuniões dos vários grupos de reflexão. 

Sob o tema “Uma Igreja em Saída”, Flávio Gonçalves centrou a sua apresentação na realização do Sínodo a decorrer em Roma, explicando a origem da palavra Sínodo, cuja origem vem da palavra grega sýnodos, que quer dizer “caminhar juntos”, ou seja, fazer determinado caminho em conjunto, com um mesmo objectivo e uma mesma meta. “Tudo começou com a interrogação sobre um tema decisivo para a vida e missão da Igreja”, referiu, afirmando: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio”. 

Já o Pe. José Álvaro Aguiar Correia de Sá seguiu a mesma temática, reforçando que, com este Sínodo, “a renovação da Igreja Universal deverá estar atenta aos sinais dos tempos para acolher a todos e ser realmente uma Igreja de todos e para todos”. 

Por fim, a presidente do Secretariado agradeceu a participação de todos.