Arcos de Valdevez promove formação de espiritualidade para MEC

| Tempo de leitura: 2 min

A equipa Arciprestal de Liturgia de Arcos de Valdevez vai promover, no próximo Domingo, 30 de novembro, uma ação de formação dirigida aos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC), decorrendo entre as 15h00 e as 17h00, no Consistório de Arcos de Valdevez.

Sob o tema “Dialogar com a presença real: servir Cristo no dom da Eucaristia”, o encontro pretende “proporcionar um momento de reflexão e de aprofundamento espiritual sobre o mistério da presença real de Cristo na Eucaristia e o modo como este ilumina o serviço dos MEC”. “A iniciativa propõe um diálogo interior feito de silêncio, escuta e missão, convidando cada ministro a renovar a consciência da sua própria vocação: servir Cristo para levar Cristo”, explica a organização, lembrando que “a missão dos MEC se cumpre nos gestos simples e discretos que tornam visível a ternura de Deus, seja nas assembleias que celebram, nos doentes que aguardam a comunhão, nos frágeis que pedem proximidade, ou nas famílias que necessitam de consolo”. “Dialogar com a presença real é, por isso, apresentado como algo que ultrapassa o rito litúrgico, exigindo capacidade de escuta, discernimento e acolhimento, num serviço que visa fortalecer a comunhão da comunidade cristã”, acrescenta.

O encontro contará com a presença e orientação do Cónego Manuel Joaquim Costa, natural de São Vítor (Braga), e atualmente Pároco da Sé, de São João do Souto e de São Tiago da Cividade. Desde 2023, o sacerdote exerce também funções de primeiro secretário do Conselho Presbiteral e Vigário-Geral da Arquidiocese de Braga.

Embora pensado especialmente para MEC, o momento formativo está aberto a todos os que servem a Igreja na pastoral, na vida comunitária ou na vivência da Eucaristia.