Pastoral Familiar de Monção e Melgaço promove encontro de preparação para o matrimónio

Reuniram no seminário de S. Teotónio, em Monção, dezoito pares de noivos. Foi o terceiro encontro de preparação para o matrimónio, numa iniciativa da Pastoral da Família dos Arciprestados de Monção e Melgaço.

Encontro de Preparação para o Matrimónio, Melgaço e MonçãoTal encontro contou com a presença dos assistentes Pe. Joel Rodrigues e Pe. Arcélio, e da equipa de casais da Pastoral Familiar de Monção e Melgaço. Orientou os temas o Pe. Armando Dias.

O encontro realizou-se na tarde do Domingo da Misericórdia e teve como referência a Análise da “Amoris Lætitia”, apontando a riqueza da Exortação do Papa Francisco nas variadas e valiosas pistas que tal documento oferece.

Assim, foram seguidos os passos indicativos dos seus nove capítulos: a Fundamentação Bíblica, como luz e necessária referência para as famílias. A abordagem das diversas realidades familiares, luzes e sombras, presentes no mundo de hoje: “manter os pés no chão”. Breve resenha da riqueza da doutrina da Igreja sobre a família, na referência ao Vaticano II e nas intervenções dos últimos papas. No coração da Exortação sobre a temática do amor na família. Amor entre Homem/Mulher, acolhimento da vida, seu acompanhamento e educação global, que integra a pessoa toda, também no dinamismo da fé. A família como escola fundamental dos valores humanos, a sua capacidade crítica/positiva diante de novos fenómenos. O acompanhamento, por parte da Pastoral da Família, das comunidades e dos casais experientes na ajuda ao itinerário familiar: namoro e preparação para o matrimónio, acompanhamento dos casais jovens, contributo dos movimentos da família e acompanhamento nas possíveis crises. As dimensões fraturantes e o saber acolher, acompanhar, discernir e integrar a fragilidade, numa atitude de misericórdia. E, por fim, a espiritualidade conjugal. No parágrafo conclusivo, o Papa afirma: «Nenhuma família é uma realidade perfeita e confecionada duma vez para sempre, mas requer um progressivo amadurecimento da sua capacidade de amar. (…) Todos somos chamados a manter viva a tensão para algo mais além de nós mesmos e dos nossos limites, e cada família deve viver neste estímulo constante. Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! (…) Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida» (AL 325).

Na segunda parte do encontro, foi partilhado o tema da preparação próxima e imediata da celebração do matrimónio: O sacramento do matrimónio. Os Noivos como Ministros do Sacramento. A celebração da fé e a preparação espiritual: oração, sacramento da reconciliação e as atitudes adequadas na celebração. A riqueza da Palavra de Deus. O consentimento: o seu fundamento e vivência. A escolha dos cânticos: música litúrgica e grupos credenciados. A valorização dos grupos da comunidade. Cânticos adequados à celebração do matrimónio. Os intervenientes na celebração e sua postura. A pontualidade. A gratidão.

O Encontro terminou com um breve tempo de oração, tendo também gozado de momentos de convívio.