D. João Lavrador realizou visita pastoral em S. João da Ribeira

A comunidade paroquial de S. João da Ribeira, no Arciprestado de Ponte de Lima, recebeu, nos passados dias 15, 16 e 17 de março, a visita pastoral de D. João Lavrador, Bispo de Viana do Castelo.

Visita Pastoral S. João da Ribeira, 2024No início desta visita, D. João Lavrador, acompanhado pelo Pe. Manuel Almeida, Pároco de S. João da Ribeira, visitou o centro educativo, onde contactou com alunos e professores deste equipamento, onde passou a mensagem de que devemos celebrar solenemente a alegria da fé, ancorada no encontro vivo com o Senhor. Em seguida, reuniu com a Junta de Freguesia de Ribeira, onde se encontravam os idosos.

No dia seguinte, reuniu com os catequizandos e catequistas desta Paróquia, em que realçou a importância dos jovens que são o agora de Deus. Eles não são apenas o futuro do mundo, mas devem viver o presente, enriquecendo, com a sua contribuição, o caminho para um mundo melhor. Numa linguagem acessível, sensibilizou os catequizandos para considerarem Cristo um amigo, o Amigo de todas as horas. No final do encontro, estabeleceu-se um diálogo aberto e fraternal com os presentes. De seguida, D. João Lavrador reuniu-se com os responsáveis de todas as comissões de pastoral, como a liturgia e a catequese, os leitores, as zeladoras, a Comissão Fabriqueira, o agrupamento de escuteiros, em que se celebrou solenemente a alegria da fé, ancorada no encontro vivo com o Senhor, e pediu a toda a comunidade, a começar pelas famílias, que refletissem sobre a escassez de vocações religiosas e as consequências que essa situação irá trazer para a Igreja e em particular para esta Diocese no futuro, e seja feito um esforço, por parte de todos, para cativar mais jovens para este percurso de vida.

A finalizar este dia, D. João Lavrador presidiu à Missa vespertina que teve lugar na pequena igreja do Senhor da Cruz de Pedra, no lugar de Crasto.

No último dia, o Bispo de Viana do Castelo presidiu à Eucaristia de Domingo na igreja paroquial de Ribeira, onde foi recebido pela guarda de honra do agrupamento de escuteiros, que tinha, durante a noite, preparado um tapete de flores na entrada na igreja, para assinalar esta data solene. Na ocasião, foram crismadas 33 pessoas, desde jovens no final do seu percurso catequético, a outros menos jovens oriundos de diversas Paróquias do Arciprestado de Ponte de Lima. Na homilia, após a proclamação do Evangelho, D. João Lavrador realçou a necessidade de tudo na Igreja dever remeter para a centralidade da mensagem de Cristo.

Esta visita representou, para o Bispo da nossa Diocese, um meio para escutar a comunidade paroquial de S. João da Ribeira, mas serviu também para sensibilizar a própria comunidade para escutar e acolher as propostas e prioridades pastorais da Diocese e do Magistério papal.

A terminar, foi-lhe oferecida, pela Comissão Fabriqueira, uma pequena lembrança que servirá de recordação destes dias bem preenchidos junto desta comunidade paroquial que pretende cada vez mais “caminhar juntos sem deixar ninguém pelo caminho”.