“A Cúria é uma instância fundamental para imprimir este sentido sinodal da Igreja”

Visita de D. João à Cúria DiocesanaO Bispo Diocesano, D. João Lavrador, visitou a Cúria Diocesana, realçando a sua importância no serviço e na relação com e para a Igreja. 

Na sua intervenção, o Bispo referiu que “o tempo de hoje exige que cada atividade e decisão sejam compartilhadas sem tirar a autoridade àquele que a tem”. “Nesta caminhada sinodal, a Cúria é uma instância fundamental para imprimir este sentido sinodal da Igreja”, afirmou, salientando a importância de “caminhar em conjunto”.

D. João Lavrador defendeu ainda que se “deve olhar para a realidade concreta”, reconhecendo “as dificuldades”. “Jesus trazia algo de novo sempre que se deslocava para as diferentes realidades”, recordou, sublinhando a importância do amor. “O amor, embora se expresse em sentimentos, é mais do que isso. O amor é uma experiência que nos envolve a todos”, acrescentou, frisando: “O amor é de tal maneira um tesouro, que sentimos o dever de deixar o que não está na linha do amor; por isso, quem ama coloca-se de parte de tudo.”