NOTÍCIAS

DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

Fé e Ciência iluminam o Homem

Clero debate o caminho da catequese



A Assembleia do Clero de Viana do Castelo, realizada na vila de Melgaço, promoveu o debate acerca da catequese com a intervenção do director do respectivo Secretariado.
Discorrendo acerca do caminho a fazer, o padre Xavier Amado sublinhou a urge aprofundar a "mudança de perspectiva", ou seja passar de "uma pastoral como «cura de almas» a uma pastoral missionária (Primeiro anúncio, Iniciação cristã, tocar a vida concreta das pessoas)". Por isso, é necessário, também, deixar uma "catequese centrada nas crianças e adolescentes e que não consegue realizar a Iniciação Cristã (IC) , apenas a sacramentalização de muitos", a fim de aprofundar "um processo de IC que tem no centro os adultos e não se preocupa apenas com os sacramentos, mas inicia a uma vida cristã (uma catequese para todos)".
Contudo, assinalou, é necessário que toda a base do passado esteja bem fundamentada e atender ao concreto de cada zona pastoral, sobretudo no que respeita à desertificação das comunidades mais do interior serrano da diocese.
A catequese, sublinhou, assume-se comoum momento prioritário na missão evangelizadora da Igreja, uma vez que educa o catequizando na fé cristã e lança as primeiras bases de adesão a Jesus Cristo, a fim de o conduzir à plenitude da vida cristã, assim como ao compromisso com o testemunho do Evangelho no mundo.
O padre Xavier assinalou novos percursos como a "Catequese familiar – partilha dos párocos com catequese familiar", a "Catequese inter-Paroquial – partilha sobre os centros catequéticos", a necessidade das "Equipas arciprestais que coordenem e planifiquem a uniformidade nas celebrações" e frisou a importância dos "Delegados".
Por seu turno, o Bispo da Diocese depois de ouvir alguns testemunhos sobre a catequese interparoquial, numa expressão de congratulação exclamou: "a Catequese está viva na nossa Diocese!"
Paredes de Coura, a 18 de Julho, é o arciprestado que recebe a oitava Assembleia do Clero diocesano no âmbito das celebrações do Ano da Fé.

"Lumen Fidei", a primeira encíclica do Papa Francisco: a 5 de Julho

PAPA-FRANCISCO4-300x166

A primeira encíclica do Papa Francisco, com o título "Lumen Fidei", será publicada na próxima sexta-feira, 5 de Julho.
O documento, "não muito extenso", disse o director da Sla de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, sj, será apresentado às 11 horas pelo Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos e pelos Arcebispos Gerhard Ludwig Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização.

Ano Fé servirá para restabelecer laços

Mosteiro na Serra de Arga recebe obras de requalificação



O secular mosteiro de São João de Arga, classificado desde Maio como monumento nacional, vai receber obras de beneficiação, comparticipadas por fundos comunitários, para travar a actual degradação, anunciou pároco da comunidade.
"São obras ao nível dos antigos quartéis, que ainda hoje recebem peregrinos e que estão muito degradados, em que entra a água da chuva, mas também na capela. Essencialmente vamos intervir nos telhados e nos soalhos, para travar a degradação deste importante espaço", explicou o pároco e arcipreste de Caminha, padre Paulo Dias.
A obra, disse, vai custar 162.500 euros e foi alvo de uma candidatura da Fábrica da Igreja Paroquial de São João de Arga a fundos comunitários, entretanto aprovada, e a intervenção terá de estar concluída ao final do próximo ano.
"A nossa expectativa é arrancar com a obra ainda este ano para tudo estar pronto a tempo da habitual festa em Agosto, do próximo ano", acrescentou o pároco, sublinhando que aquele espaço, sobretudo no Verão, recebe milhares de peregrinos e turistas.
Isolado em plena Serra de Arga, Caminha, o mosteiro data do século XII e, segundo a classificação do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (Igespar), é "um dos mais importantes testemunhos medievais da região, não obstante a sua pequenez e simplicidade".
A capela que integra o mosteiro, também a reabilitar, terá sido construída no século XIII, pertencendo ao "românico tardio".
"O mosteiro é uma verdadeira relíquia, é belíssimo. Tem muita arte barroca, altares em pedra e pinturas que estão a degradar-se, por isso a necessidade de fazermos estas obras com urgência", garante o padre Paulo Dias.
Aquele conjunto foi classificado como monumento nacional por decisão do Conselho de Ministros de 23 de Maio. Esta foi justificada pelo Governo por ter sido "levantado numa zona de rochas escarpadas" e que, oferecendo uma "panorâmica privilegiada sobre o curso final do rio Minho, constitui um lugar de culto de indiscutível relevância histórica, arquitectónica e etnográfica".
Em redor daquele templo, para albergar os romeiros que ali se deslocavam, foi construído, há cerca de 200 anos, um albergue. Este será precisamente outro dos espaços a intervir na obra a concluir até 2014.
Ainda hoje a romaria a São João de Arga, realizada anualmente no final do mês de Agosto, é uma das mais tradicionais do calendário festivo minhoto, recebendo milhares de forasteiros.

Usos e costumes de Sta Leocádia

“A Fé na Praça” gera ciclo de conferências



Questionar a possibilidade da Fé dialogar com as Ciências marca o início de um ciclo de conferências na Diocese de Viana do Castelo no âmbito das iniciativas e celebrações do Ano da Fé para o qual a Comissão Coordenadora diocesana "convocou" outras instituições nomeadamente o Centro Cultural do Alto Minho.
No próximo dia 21 de Junho, a discussão andará à volta do tema: “A Ciência e a Fé. Será possível um diálogo?” estando convidados para o debate o professor Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) e o padre Álvaro Balsas S.J., a partir das 21h30 no Auditório Professor Abílio Lima de Carvalho, na Sede do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ao Jardim D. Fernando.
No âmbito do “Ano da Fé”, a Comissão Coordenadora diocesana lança um desafio à comunidade para a discussão de alguns dos grandes temas que a sociedade contemporânea enfrenta.
Para fundamentar esta discussão, convidou "ilustres" investigadores e pensadores de várias áreas, desde a física à literatura e artes, desde a filosofia ao pensamento social e político. Entre outras, teremos personalidades como Carlos Fiolhais, Ilustre investigador no campo da física e um dos cientistas com mais produção académica em Portugal; Paulo Tunhas, um dos grandes discípulos de Fernando Gil, conhecido pelo sua profunda e original produção filosófica; Carvalho da Silva, ex-presidente da CGTP e conhecedor, na qualidade de investigador, dos grandes movimentos sociais do século XX; Adriano Moreira, personalidade singular na história do pensamento das Relações Internacionais. Outras figuras ilustres do pensamento e da investigação darão também um importante contributo.
Pretende-se discutir até que ponto a crença religiosa marca a sociedade contemporânea?; numa sociedade global como a nossa, em profunda transformação e onde a secularização mais acelerada convive com novos fundamentalismos religiosos, qual o papel de uma fé religiosa para a paz?; como interferiu e marcou a crença religiosa a cultura e a expressão artística?
O objectivo deste ciclo de conferencias é trazer para o debate personalidades de variados campos profissionais e das artes, para questionar a crença/não crença e a sociedade contemporânea, a partir da sua própria experiência e campo profissional.
Brevemente a Comissão promete apresentar o conjunto de iniciativas que estão a ser preparadas


Melgaço acolhe Assembleia do Clero



O clero da Diocese de Viana do Castelo, na caminhada celebrativa do Ano da Fé, reúne-se em Assembleia na vila de Melgaço no próximo dia 20.
Após oração conjunta de "Laudes" na Igreja Matriz da sede do concelho raiano, o padres participam num colóquio subordinado ao tema "A catequese na paróquia em todos os níveis".
O culminar da Assembleia acontece na celebração eucarística, de novo na Igreja Matriz na Memória litúrgica do limiano Beato Francisco Pacheco que em nome da fé deu a vida no martírio.
Os participantes são depois convidados a unirem-se numa fraterna refeição no Peso, tendo assim a oportunidade de visitar as renovadas termas de Melgaço

O Coração de Jesus convida a partilhar o sofrimento dos outros

Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus

Ver posts anteriores...
Site logo

A Fé na Praça
Abertura
abertura das aulas
Abertura do Ano da Fé
Acção Social
Acólitos
acreditar
actividades liturgico-pastorais
Adoração Eucarística
Advento
agregação de paróquias
Alminhas
Animadores Vocacionais
Aniversário
Ano da Fé
arciprestado
Arciprestado de Arcos de Valdevez
arciprestado de Caminha
arciprestado de Melgaço
Arciprestado de Monção
arciprestado de Paredes de Coura
Arciprestado de Ponte da Barca
arciprestado de Ponte de Lima
arciprestado de Valença
arciprestados
Assembleia Diocesana de Catequistas
Assembleia do Clero
Associação Guias de Portugal
Avós
Azevedo
Azulejaria
Álvaro Balsas
Banda J
Barroco
Barroselas
Beato Bartolomeu dos Mártires
Bento XVI
BentoXVI
Bênção das Grávidas
Bispo
Bispo de Orense
Bispo de Viana
Bispo do Porto
Bodas de Ouro
Bodas de Prata
Calheiros
Caminha
Capela
caridade
Caritas
Carlos Fiolhais
Carvalho da Silva
Casa Sacerdotal
Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo
Casais
Casais de Santa Maria
Castelo de Neiva
Castro Laboreiro
Catedral
Catedral de Viana
Catequese
Catequese Familiar
Catequista
Catequistas
Cáritas
Cáritas Portuguesa
Ceia do Senhor
Celebração
Celebrações
Celebrações Arciprestais
Centenário
Centro Paroquial Social de S. Jorge
Centro Paulo VI
Centro Social e Paroquial
Centro Social e Paroquial do Vale
CEP
CGTP-IN
CLAII
Claustros S. Domingos
Clero
CMP
CNE
colóquios
Comemorações Jubilares
Concerto Solidário
Concílio Vaticano II
Conferência Vicentina
Conferências
Congregação do Espirito Santo
Conselho Presbiteral
Contributo Penitêncial
Coro
Corpo de Deus
Correlhã
Crisma
Cristo
Cruzeiros
Cultura
Cursilhos de Cristandade
D. Anacleto Oliveira
D. Manuel Clemente
Dança
Dar com alegria
Dedicação
Delegados Arciprestais
Delegados Paroquiais
Dia Cáritas
Dia do Pensamento
Dia Mundial da Paz
Diácono
Diáconos
Diocese de Viana
Diocese de Viana do Castelo
Díácono
Domingo de Ramos
Doutrina Social da Igreja
económico
Educação da Fé
Embaixador do Reino
Encontro
Encontro Diocesano
Encontro Interdiocesano
Ensino Religioso Escolar
Entrada Triunfal em Jerusalem
Ermelo
Escola de Espiritualidade e Oração
Escola de Ministérios
Escola de Musica de Sacra
Escola Monserrate
Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas
Escolas
escultura
Espectáculo
Espiritualidade
Estado Social e Sociedade Solidária
estatuto
Eugénio Fonseca
Evangelização
exposições
Externato São João Bosco
Família
Família cristã
Festa da Família

Fé na Praça
formação
Formação da fé
Formação de formadores
Forum EMRC
Forum Sacerdotal
Fórum Sacerdotal
Freguesia do Vale
Frei Bartolomeu dos Mártires
Grupo de Jovens
Grupos Paroquiais
homenagem
Idosos
Igreja
Igreja da Misericórdia
Igreja nova
Instituições Particulares de Solidariedade Social
Instituto Católico de Viana do Castelo
IPSS
Isabel Varanda
João Duque
Jornadas Teotonianas
Jovens
Jubileu
Juventude
La Voz del Desierto
Labrujó
LIAM
Liturgia
Matriz da Ponte da Barca
MEC’s
Melgaço
mensagem de Fátima
Migrantes
ministério
Ministério de Leitor
Ministérios de Leitor e Acólito
Ministros Extraordinários da Comunhão
Missa Crismal
Missa do Galo
Mon ção
Monção
Monserrate
Mosteriro
Movimento
Movimento Neocatecumenal
Música Sacra
Natal
Natal dos sós
Nichos
Nomeações sacerdotais
None
Nota Pastoral do Bispo diocesano para a vivência do Ano da Fé
Novo Ano Pastoral
Núcleo Inter-paroquial da Cáritas
Oração
Ordenação
Ordenação de diáconos
ordenação presbiteral
ordenações
Ordens Sacras
padre Torres Lima
Padres
Padroeiro
Paixão
Papa
paróquia
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
paróquia de Seixas
Paróquia do Senhor do Socorro
Pastoral
Pastoral da Saúde
Pastoral Juvenil
Pastoral Litúrgica
Pastoral Social
Pastoral Socio-Caritativa
Pastoral Vocacional
Patrono
Páscoa
Peregrinação
Peregrinação a Sta Luzia
pintura
Poiares
Ponte de Lima
Pontificado
presbítero
presépio
Projecto Pastoral
Protecção a idosos
qualidade
Quaresma
Ramos
Ratzinger
Reboreda
Religiosidade e Fé popular
Relíquias
Rendufe
Renovamento Carismático
reorganização pastoral
responsáveis
retiro
S. Bento de Seixas
S. João Bosco
S. João d’Arga
S. Jorge
S. Teotónio
sacerdote
sacerdotes
sacerdócio
Sacramentos
sacredotes
sagração
Sagrado Coração de Jesus
Salvador Vieira
Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo
Santa Eufémia
Santa Luzia
Santo Padre
Secretariado Diocesano da Catequese
Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano da Pastoral Social
Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
Semana Cáritas
Semana da Diocese
Semana Santa
Seminaristas
Seminário
Seminário Diocesano
Senhor do Socorro
Senhora do Minho
Seniores
serviço

Sé de Viana do Castelo
Social
Solidariedade
Sra da Agonia
Sto. Antão
Teatro Sá de Miranda
Templo do Sagrado Coração de Jesus
Templo Monumento
tomada de posse
transmissão
Tríduo Pascal
Turel
Turismo religioso
Venade
Viana
Viana do Castelo
Viana Jovem
VianaJovem
Vicentinos
vida em comunidade
Vigília
Vigília Pascal
Vila de Punhe
Vila Nova de Cerveira
Vilar do Monte
Visita Pastoral
vocações
Vocações Consagradas
YOUthTRAVEL
Zeladores do Apostolado de Oração