NOTÍCIAS

DIOCESE DE VIANA DO CASTELO

Centenário da Vicentina de Vila de Punhe


Cem anos ao serviço dos pobres

A Conferência Vicentina Santa Eulália de Vila de Punhe, arciprestado de Viana do Castelo, umas das mais antigas da diocese, comemora este sábado (dia 9 de Junho), o seu centenário ao serviço dos mais pobres levando o conforto da caridade cristã

Em tempo de "vacas magras", em que todos os dias crescem as necessidades, este movimento vai comemorar a data "sem festa", mas com a oração da Eucaristia pelos fundadores e por todos que se entregaram a esta causa e através de uma romagem ao cemitério para simbolicamente depositarem uma coroa de flores
A conferência vicentina de Vila de Punhe foi fundada em 9 de Junho de 1912, pelo Pároco de então, padre Júlio Cândido da Costa, sendo seu primeiro presidente António da Silva Pereira.
Esta instituição de caridade angaria fundos através do peditório realizado nos terceiros Domingos de cada mês, alguns subscritores e de um subídio da Junta de Freguesia. Se neste momento "temos algum dinheiro" é graças a uma figura ilustre desta paróquia que nos "deixou uma verba no seu jubileu sacerdotal de 50 anos". Trata-se do Cónego Amadeu Torres, que infelizmente nos deixou este ano.
Em 2001, Ano Internacional do Voluntariado, a Conferência de S. Vicente de Paulo de Vila de Punhe, foi agraciada com o Diploma de Cidadão de Mérito pela Câmara Municipal de Viana do Castelo.
A primeira conferência foi fundada em Paris, em 1883, por Frederic Ozanam e seus companheiros, escolheram para patrono S. Vicente de Paulo, ele que foi sacerdote e passou a vida servindo também os pobres.
Frederic Ozanam quando fundou a primeira conferencia era um jovem de vinte anos de idade que tendo vindo estudar direito para Paris, viu tanta miséria, quer financeira quer espiritual, que juntamente com os seus companheiros decidiram fundar as conferências que se alastraram pelo mundo.
Frederic Ozanam foi beatificado em Paris, em 1997, pelo saudoso Papa João Paulo II.
O centenário é ocasião para os responsáveis desafiarem todos os membros da comunidade paroquial a fazerem-se subscritores colaborando com um euro por mês para a ajuda dos mais necessitados. O desafio é também lançado aos "jovens da nossa Paróquia" que, a exemplo do jovem fundador Ozanam, "se juntem a nós".

Admissão ao Seminário


DECRETO


D. ANACLETO CORDEIRO GONÇALVES OLIVEIRA
Bispo de Viana do Castelo

Havendo necessidade de regulamentar a admissão de candidatos ao Seminário para o próximo ano lectivo 2012/13, havemos por bem determinar o seguinte:

1 – Os alunos de qualquer área escolar que, pela primeira vez, se candidatam do 7º ao 12º ano de escolaridade bem como ao Curso Teológico, deverão requerer a sua admissão até ao próximo dia 30 de Junho, mesmo que ainda não tenham conhecimento do resultado final do corrente ano lectivo.
Para tal, deverão apresentar duas fotografias e preencher o impresso que se encontra à disposição na Cúria Diocesana e na Secretaria do Seminário Diocesano de Viana do Castelo.

2 – Os alunos que frequentaram o Pré-Seminário e desejam ingressar no Seminário, deverão, também eles, e de igual forma, requerer a sua admissão.
Oportunamente, uns e outros serão convocados para Estágio.

3 – Os alunos que, no corrente ano, frequentam o Seminário e que pretendam ser readmitidos para o próximo ano lectivo, devem apresentar requerimento até à última semana do mês de Julho, inclusive.

4. Muito se recomenda aos Reverendos Párocos a melhor solicitude na orientação dos candidatos ao Seminário, para que a sua admissão (ou readmissão) se possa processar em tempo devido.

Viana do Castelo, 1 de Junho de 2012

+ D. Anacleto Cordeiro Gonçalves Oliveira
Bispo de Viana do Castelo

Domingo sem missas nas paróquias


O Conselho Presbiteral de Viana do Castelo, reunido no Centro Pastoral Paulo VI, procurou encontrar iniciativas para uma melhor vivência do Ano da Fé.
Foi proposto que a Abertura do Ano da Fé, no Domingo mais próximo do dia 11 de Outubro, conste de uma celebração a realizar na Sé Catedral, presidida pelo Bispo diocesano, e na sede dos arciprestados, presidida pelos arciprestes. Para o Encerramento sugeriu-se a realização de uma Assembleia aberta a toda a comunidade diocesana, unida na celebração da mesma fé.
Outras iniciativas indicadas: a promoção do diálogo com as pessoas dedicadas à cultura e a outros sectores da sociedade, como o do trabalho, das empresas, do ensino, etc.; as iniciativas dos vários âmbitos da pastoral, para o aprofundamento e a vivência da Fé; outras actividades a promover pelo Instituto Católico, como uma escola de ministérios, a partir do Catecismo da Igreja Católica, uma escola de música sacra e litúrgica, uma escola de oração.
Os membros reconheceram, ainda e na base de tudo, a importância da vivência da fé pelos sacerdotes, sugerindo algumas iniciativas capazes de os ajudar a serem verdadeiros homens de «fé»: o Fórum Sacerdotal, a realizar na Semana da Diocese, tendo como objecto principal o conhecimento do "Presbyterorum ordinis", prolongando-se nos meses seguintes por dez encontros, para todos os padres da diocese, em cada um dos dez arciprestados; as reuniões arciprestais como ocasião para a formação e vivência da fé. Com estas iniciativas pretende-se não só uma formação teológico-pastoral, mas também a promoção da comunhão entre os sacerdotes.
O Conselho propôs a criação de uma comissão que coordene e promova estas e outras iniciativas.

Catedral de Viana em selo



O edifício da Catedral de Viana do Castelo foi representado em selo na emissão filatélica “Rota das Catedrais”, que os CTT - Correios de Portugal lançaram no dia 18 de Maio. A emissão inclui ainda as catedrais de Faro, Guarda, Lamego, Porto, Silves, Vila Real e Viseu.
As catedrais portuguesas constituem recursos fundamentais na articulação entre o centro religioso, cultural e turístico das cidades, sendo simultaneamente testemunhos vivos da memória colectiva e da fé dos homens que as ergueram. Estes são os argumentos do projecto “Rota das Catedrais”, lançado em 2009 na sequência de um acordo de cooperação entre o Estado Português e a Igreja Católica, a que os CTT agora se associam com esta iniciativa.
O projecto tem por base um exaustivo levantamento gráfico e audiovisual das catedrais portuguesas, levado a cabo pelo SNBCI – Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja. Os selos têm design do Atelier Acácio Santos / Helder Soares, com base em imagens da Terra das Ideias para o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

Monção acolhe o Dia Diocesano da Família



O arciprestado de Monção acolhe no dia da Santíssima Trindade o Dia Diocesano da Família, uma iniciativa destinada a todas as famílias, mas na qual se dá relevo aos casais que, em 2012, celebram os seus 25, 50 ou 60 anos de matrimónio.
Segundo os responsáveis diocesanos, à semelhança do ano passado, "decidimos" que o amor, o matrimónio e a família "merecem que os defendamos publicamente, sem medos, sem tibiezas", mas com "confiança e fé, de alegria e nunca portadoras de qualquer agressividade face aos que não acreditam".
Assinalando que o amor, o matrimónio e a família merecem que "caminhemos publicamente, por eles", os responsáveis pelo Secretariado diocesano decidiram, de novo, promover uma marcha pública entre o Seminário de Monção e a Igreja Matriz.
Para isso convidam quantos se associarem à iniciativa, arciprestados, paróquias, movimentos, a serem portadores de faixas, cartazes ou outros sinais que evidenciem a sua fé no amor, no matrimónio e na família.
Solicitam ainda a colaboração de todos os párocos que mobilizem as famílias por forma a que nesta Festa da Família todas as comunidades da diocese estejam representadas.
Esta festa terminará com a celebração eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, D. Anacleto Oliveira, na qual os casais aniversariantes receberão uma singela lembrança a assinalar a efeméride.
O Secretariado solicita que as inscrições dos casais em Bodas matrimoniais sejam feitas até ao último dia deste mês, na Cúria Diocesana ou pelo email – director@esmonserrate.org.
Entretanto, no âmbito do Fórum “Família, alicerce da sociedade”, uma iniciativa que decorre desde Outubro na Escola de Monserrate, D. Analecto Oliveira e o presidente da Câmara de Viana, no próximo dia 15, às 21h, intervêm acerca dos "desafios e projectos" para Viana do Castelo em ordem a responder à questão central da "família, alicerce da sociedade".

Oração e compromisso com Cristo são prendas que alegram o Papa


Viana celebrou o sétimo ano de pontificado de Bento XVI


As duas prendas que, em dia de celebração dos sete anos de Pontificado, mais podem alegar o Papa Bento XVI são a oração e o encontro pessoal com Cristo que leva a uma vida sem limites.
O Bispo de Viana do Castelo, na passada terça-feira, durante a celebração da eucaristia na Catedral desafiou os católicos do Alto Minho a manifestarem a sua comunhão com o Santo Padre convencido que as prendas que mais alegria lhe dão no exercício da sua missão é a oração e um seguimento de perto da proposta de Jesus Cristo.
Para fundamentar esta convicção, o Prelado vianense partiu do relato do martírio de Estêvão, cuja oração na consumação da sua entrega total a Cristo é uma oração idêntica à do Ressuscitado na cruz e com o mesmo conteúdo. Estêvão entrega-se através de Jesus Cristo glorioso cuja "manifestação" está no perdão, por conseguinte, é pela oração que "consegue" força para ofertar a sua vida e o perdão para aqueles que "assassinam".
Intui D. Ancleto Oliveira que das coisas que mais "mais confortam" o Papa, no meio das dificuldades de toda a ordem no seu "pesadíssimo ministério" a que se entrega com uma energia "sobre-humana", "é saber que, hoje e sempre, rezamos pelo Papa".
A outra prenda, disse-se convicto o Bispo de Viana, é que cada cristão faça a "experiência mais maravilhosa" que a sua vida pode realizar que é o "encontro pessoal com Jesus Cristo".
Aqui a convicção do Prelado resulta da primeira encíclica de Bento XVI que, ao longo destes sete anos, tem presidido à sua acção na Igreja e no mundo.
Esta experiência, que pode saciar a fome de vida, realiza-se na eucaristia onde Deus nos dá o pão da vida que é Aquele que desce do céu. "Na medida em que vem de Deus, encontramos a vida que não está limitada como esta nossa vida humana", referiu, adiantando que "quando encontramos Jesus que penetra a nossa humanidade temos uma vida ainda maior".
Este encontro com Cristo leva à realização que é o mesmo que dizer evangelização. D. Anacleto terminou desafiando a pedir ao Senhor "força e energia" para levarmos o Pão da Vida àqueles que "lá fora" continuam a pedir: dá-nos desse Pão.  

Adoração com crianças e jovens


Adoração com crianças e jovens
O Movimento "Mensagem de Fátima" promove este sábado um encontro de formação e sensibilização destinado a catequistas preparando-os para "ensinar os meninos a rezar".
No Centro Social e Paroquial da Vila de Ponte de Lima, a partir das 9h, a responsável nacional do Movimento pelas "Adorações Eucarísticas" começa por explicar o sentido e significado a partir do desafio lançado pelo Anjo da Paz, na primeira aparição em Fátima – Loca do Cabeço, "Orai comigo (…) Orai assim (...)".
A meio da manhã, depois de um pequeno intervalo, serão abordados "aspectos práticos" da realização da Adoração Eucarística, tendo presente as questões da idade das crianças e jovens em contexto de catequese. Os participantes terminam a manhã com a celebração da eucaristia.
Após o almoço, e com os conhecimentos, entretanto, adquiridos, são desafiados a preparar a Adoração Eucaristica e a rezarem diante do Santíssimo ao longo de uma hora.
O encontro termina com um tempo de avaliação e partilha dos trabalhos realizados.

Comemorações do Dia de S. Jorge na Região de Viana


Patrono do escutismo mobilizou um milhar de jovens
A comemoração do Dia de S. Jorge - patrono mundial do escutismo, exemplo de coragem, determinação e espírito de serviço, foi o mote para um dia de vivências em torno dos valores e virtudes deste Santo que juntou na cidade de Viana do Castelo perto de um milhar de escuteiros.
Depois de semanas de organização, e preparando os trajes da época a recriar, o Medieval, crianças e jovens escuteiros competiram pelos prémios em disputa nas provas organizadas, recriando os combates travados contra as forças do mal.
As comemorações do dia de S. Jorge são uma iniciativa que tem como finalidade, proporcionar uma grande actividade de ar livre aos escuteiros do distrito de Viana do castelo, que possa ser um espaço de partilha de experiências e de vivência espírito de grupo. Simultaneamente pretende-se afirmar a identidade e presença do escutismo na comunidade, ajudando a "condimentar" com a alegria da sua presença.
“Caminhos para a Vida”, é o tema que, durante este ano, cada escuteiro é convidado a reflectir a actuar, acolhendo a missão de testemunhar, com a vida, o amor que vive, no serviço a Deus, aos outros e ao mundo.
Esta actividade foi promovida pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas de Viana do Castelo e contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Junta de Freguesia de Monserrate e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Peditório de Rua da Cáritas Viana



A Cáritas Diocesana de Viana do Castelo informa que o peditório de rua realizado na Diocese de Viana do Castelo, no âmbito da Semana Cáritas 2012 totalizou a quantia de € 6.753,29.

Arciprestado da Arcos de Valdevez ..................... 206,80

Arciprestado de Caminha ..................................... 632,88
Arciprestado de Melgaço ........................................88,00
Arciprestado de Monção ...................................... 238,50
Arcprestado de Paredes de Coura ........................104,50
Arciprestado de Ponte da Barca ........................... 395,72
Arciprestado de Ponte de Lima ............................ 414,48
Arciprestado de Valença .......................................922,42
Arciprestado de Vila Nova de Cerveira ..................111,29
Arciprestado de Viana do Castelo ......................3.638,70


Este montante recolhido reverterá a favor das acções desenvolvidas pela Cáritas que, habitualmente, dedica toda a sua atenção aos mais carenciados e dependentes.
A Direcção da Cáritas Diocesana aproveita para agradecer a disponibilidade manifestada a todos quantos participaram no peditório de rua. Agradece igualmente o bom acolhimento e o generoso contributo de todos.

A Cáritas Diocesana


Diocese de Viana reza pelo Papa

O Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, preside na próxima terça-feira (24 de Abril), às 18h, na Sé Catedral, à celebração eucarística que assinala o sétimo aniversário da eleição e início da actividade apostólica de Sua Santidade o Papa Bento XVI.
Joseph Aloisius Ratzinger nasceu na localidade de Marktl am Inn, na região da Baviera, sul da Alemanha, a 16 de Abril de 1927, tendo completado 85 anos há dias.
Joseph Ratzinger foi eleito sucessor de João Paulo II na tarde de 19 de Abril de 2005, no quarto escrutínio do conclave iniciado um dia antes, tendo escolhido o nome de Bento XVI, cujo início da actividade apóstolica como Sucessor de Pedro e Sumo Pontífice da Igreja Católica a 24 de Abril.
Viana, com esta celebração comemorativa, responde ao repto do Papa que, no passado domingo, durante a recitação do "Angelus", pediu: “Na próxima quinta-feira, por ocasião do sétimo aniversário da minha eleição para a sede de Pedro, peço-vos que rezem por mim, para que o Senhor me dê a força de cumprir a missão que me foi confiada”.
Nestes sete anos de Pontificado realizou 26 viagens na Itália e 23 ao estrangeiro, incluindo uma visita a Portugal, entre 11 e 14 de Maio de 2010, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
Bento XVI assinou três encíclicas e presidiu a igual número de Jornadas Mundiais da Juventude, além de ter convocado quatro Sínodos de Bispos, o Ano Paulino, o Ano Sacerdotal e o Ano da Fé, que começa em Outubro próximo.
Ver posts anteriores...
Site logo

A Fé na Praça
Abertura
abertura das aulas
Abertura do Ano da Fé
Acção Social
Acólitos
acreditar
actividades liturgico-pastorais
Adoração Eucarística
Advento
agregação de paróquias
Alminhas
Animadores Vocacionais
Aniversário
Ano da Fé
arciprestado
Arciprestado de Arcos de Valdevez
arciprestado de Caminha
arciprestado de Melgaço
Arciprestado de Monção
arciprestado de Paredes de Coura
Arciprestado de Ponte da Barca
arciprestado de Ponte de Lima
arciprestado de Valença
arciprestados
Assembleia Diocesana de Catequistas
Assembleia do Clero
Associação Guias de Portugal
Avós
Azevedo
Azulejaria
Álvaro Balsas
Banda J
Barroco
Barroselas
Beato Bartolomeu dos Mártires
Bento XVI
BentoXVI
Bênção das Grávidas
Bispo
Bispo de Orense
Bispo de Viana
Bispo do Porto
Bodas de Ouro
Bodas de Prata
Calheiros
Caminha
Capela
caridade
Caritas
Carlos Fiolhais
Carvalho da Silva
Casa Sacerdotal
Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo
Casais
Casais de Santa Maria
Castelo de Neiva
Castro Laboreiro
Catedral
Catedral de Viana
Catequese
Catequese Familiar
Catequista
Catequistas
Cáritas
Cáritas Portuguesa
Ceia do Senhor
Celebração
Celebrações
Celebrações Arciprestais
Centenário
Centro Paroquial Social de S. Jorge
Centro Paulo VI
Centro Social e Paroquial
Centro Social e Paroquial do Vale
CEP
CGTP-IN
CLAII
Claustros S. Domingos
Clero
CMP
CNE
colóquios
Comemorações Jubilares
Concerto Solidário
Concílio Vaticano II
Conferência Vicentina
Conferências
Congregação do Espirito Santo
Conselho Presbiteral
Contributo Penitêncial
Coro
Corpo de Deus
Correlhã
Crisma
Cristo
Cruzeiros
Cultura
Cursilhos de Cristandade
D. Anacleto Oliveira
D. Manuel Clemente
Dança
Dar com alegria
Dedicação
Delegados Arciprestais
Delegados Paroquiais
Dia Cáritas
Dia do Pensamento
Dia Mundial da Paz
Diácono
Diáconos
Diocese de Viana
Diocese de Viana do Castelo
Díácono
Domingo de Ramos
Doutrina Social da Igreja
económico
Educação da Fé
Embaixador do Reino
Encontro
Encontro Diocesano
Encontro Interdiocesano
Ensino Religioso Escolar
Entrada Triunfal em Jerusalem
Ermelo
Escola de Espiritualidade e Oração
Escola de Ministérios
Escola de Musica de Sacra
Escola Monserrate
Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas
Escolas
escultura
Espectáculo
Espiritualidade
Estado Social e Sociedade Solidária
estatuto
Eugénio Fonseca
Evangelização
exposições
Externato São João Bosco
Família
Família cristã
Festa da Família

Fé na Praça
formação
Formação da fé
Formação de formadores
Forum EMRC
Forum Sacerdotal
Fórum Sacerdotal
Freguesia do Vale
Frei Bartolomeu dos Mártires
Grupo de Jovens
Grupos Paroquiais
homenagem
Idosos
Igreja
Igreja da Misericórdia
Igreja nova
Instituições Particulares de Solidariedade Social
Instituto Católico de Viana do Castelo
IPSS
Isabel Varanda
João Duque
Jornadas Teotonianas
Jovens
Jubileu
Juventude
La Voz del Desierto
Labrujó
LIAM
Liturgia
Matriz da Ponte da Barca
MEC’s
Melgaço
mensagem de Fátima
Migrantes
ministério
Ministério de Leitor
Ministérios de Leitor e Acólito
Ministros Extraordinários da Comunhão
Missa Crismal
Missa do Galo
Mon ção
Monção
Monserrate
Mosteriro
Movimento
Movimento Neocatecumenal
Música Sacra
Natal
Natal dos sós
Nichos
Nomeações sacerdotais
None
Nota Pastoral do Bispo diocesano para a vivência do Ano da Fé
Novo Ano Pastoral
Núcleo Inter-paroquial da Cáritas
Oração
Ordenação
Ordenação de diáconos
ordenação presbiteral
ordenações
Ordens Sacras
padre Torres Lima
Padres
Padroeiro
Paixão
Papa
paróquia
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
paróquia de Seixas
Paróquia do Senhor do Socorro
Pastoral
Pastoral da Saúde
Pastoral Juvenil
Pastoral Litúrgica
Pastoral Social
Pastoral Socio-Caritativa
Pastoral Vocacional
Patrono
Páscoa
Peregrinação
Peregrinação a Sta Luzia
pintura
Poiares
Ponte de Lima
Pontificado
presbítero
presépio
Projecto Pastoral
Protecção a idosos
qualidade
Quaresma
Ramos
Ratzinger
Reboreda
Religiosidade e Fé popular
Relíquias
Rendufe
Renovamento Carismático
reorganização pastoral
responsáveis
retiro
S. Bento de Seixas
S. João Bosco
S. João d’Arga
S. Jorge
S. Teotónio
sacerdote
sacerdotes
sacerdócio
Sacramentos
sacredotes
sagração
Sagrado Coração de Jesus
Salvador Vieira
Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo
Santa Eufémia
Santa Luzia
Santo Padre
Secretariado Diocesano da Catequese
Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar
Secretariado Diocesano da Pastoral Social
Secretariado Diocesano para a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC)
Semana Cáritas
Semana da Diocese
Semana Santa
Seminaristas
Seminário
Seminário Diocesano
Senhor do Socorro
Senhora do Minho
Seniores
serviço

Sé de Viana do Castelo
Social
Solidariedade
Sra da Agonia
Sto. Antão
Teatro Sá de Miranda
Templo do Sagrado Coração de Jesus
Templo Monumento
tomada de posse
transmissão
Tríduo Pascal
Turel
Turismo religioso
Venade
Viana
Viana do Castelo
Viana Jovem
VianaJovem
Vicentinos
vida em comunidade
Vigília
Vigília Pascal
Vila de Punhe
Vila Nova de Cerveira
Vilar do Monte
Visita Pastoral
vocações
Vocações Consagradas
YOUthTRAVEL
Zeladores do Apostolado de Oração