Conhecer Bartolomeu para o canonizar

A tónica da sessão solene de abertura das comemorações do quinto século do nascimento do Beato Bartolomeu dos Mártires deu o mote que vai marcar o ano jubilar: conhecer para o amar mais e fomentando a devoção obter a graça da canonização que o leve à universalidade da Igreja.
Logo à entrada do auditório "Professor Lima de Carvalho", mostrava-se uma edição filatélica dos CTT comemorativa do evento. Através de uma estampilha espalha-se por esse mundo além a imagem desta figura ilustre que o povo já há muito canonizou, como disse o Bispo de Viana.
A abrir a sessão o Vigário Geral da Diocese, um apaixonado pela figura de Bartolomeu, sublinhou que o "bracarense", alusão ao seu grande múnus de Arcebispo da Arquidiocese de Braga, ao tempo além daquele território integrava Viana do Castelo e abarcava Trás-os-Montes, no Concílio de Trento integrou o que numa linguagem mais moderna se poderia chamar a "ala renovadora". Mons. Sebastião Pires Ferreira foi o primeiro a deixar o mote: "façamos por o conhecer melhor, porque só assim o amaremos mais".
A aprofundar a vontade que se vive na Diocese de Viana do Castelo, o historiador, Cónego José Marques, melgacense de nascimento e bracarense por ordenação, atirou que as comemorações são a "oportunidade" para "dinamizar o movimento para a canonização" do arcebispo que escolheu Viana do Castelo para passar os seus últimos anos de vida.
Viana, assinalou, tem especial responsabilidade porque foi, explicou o historiador, "espaço privilegiado da acção do Arcebispo através da construção do Convento de Santa Cruz (S. Domingos) para nele instalar uma escola de formação.
José Marques, que trazia uma longa comunicação que será integralmente publicada, deixou "momentos significativos" da "acção pastoral" do "santinho da Ribeira" desde a "entrada na Arquidiocese até depois da renúncia" considerando que é muito actual o "seu legado pastoral". Numa excursão rápida, ditada pelo tempo da sessão, percorreu a vida de Bartolomeu dos Mártires anotando a sua "riqueza de alma", da sua ordenação à sagração como Bispo, "por obediência aos Provincial da Ordem de S. Domingos" depois de várias vezes ter dito que não, ao ritmo e acções desenvolvidas de imediato na Diocese como pregar durante todo o Advento nas paróquias próximas da cidade de Braga, "usando uma linguagem simples e acessível". Recordemos que estamos em meados do século XVI.
Uma das preocupações primeiras, chegado a Braga, foi ter estruturas que permitissem dar formação e de onde se pudessem escolher vocações, refira-se o Colégio de S. Paulo e o Convento de Viana que mandou construir, tendo assim, muito antes do tempo, entrevisto uma espécie de "pré-seminário", e, mesmo antes do Concílio o decretar, já havia pensado no Seminário que viria a designar-se Conciliar.
Grande parte da intervenção versou sobre a sua importantíssima contribuição e intervenção no Concílio de Trento, tendo abordado questões, hoje, pacíficas, mas que então significavam quase uma "revolução" na estruturação da vida da Igreja como resposta à reforma Protestante. No ano que passou em Trento à espera do início das sessões, foi tomando contacto com as doutrinas protestantes que grassavam e manifesta-se "assustado", ao ponto de dar instruções ao seu Vigário Geral em Braga que se empenhe no trabalho pastoral para "evitar [a difusão das] ideias heréticas luteranas".
Nota maior no Concílio para as suas preocupações com a reforma da Cúria Romana, tema de tanta actualidade, pelo que daí poderia significar de exemplo de mudança para todo o resto da Igreja. Das suas intervenções no Concílio, disse José Marques, pode-se fazer todo um programa para a vida de Bispos e de Padres, das qualidades humanas e de santidade de que se devem revestir, até ao modo de viver e de agir pastoralmente.
O "zelo pelos pobres" a partir da vivência de uma vida singela e desprendida, é uma marca maior na vida de Bartolomeu dos Mártires. Em dado momento escreve que "havendo fome, cessem todas as obras e dê-se pão para que não pereçam os pobres". Então decorriam obras avultadas para dotar a Arquidiocese de estruturas essenciais à pastoral. Esta preocupação com os que nada tinham era tal que chegou a sugerir a diminuição dos dias de jejum para esta gente que já passava fome todos os dias fruto de degradantes condições de vida, referiu o conferencista.
Como sempre acontece quando se trata de mudanças, a implementação das suas ideias e dos decretos conciliares não foram fáceis. Diz José Marques que o Arcebispo "viveu um calvário por causa dos Cónegos" que chegaram a apelar para Roma a fim de o travar no seu ímpeto reformador.
Estas comemorações fazem-se, em Viana do Castelo numa estreita parceria com a Câmara. Por isso, nesta sessão solene, o autarca vianense, natural da Ribeira, manifestou publicamente total apoio para que este "homem único", notável para a Igreja e para a região, seja mais conhecido e reconhecido, uma vez que "ainda não conhecemos muito do seu pensamento". José Maria Costa quer estar ao lado da Diocese dado o contributo possível para que este "ilustre desconhecido tenha a importância que merece a nível nacional e internacional".
D. Anacleto Oliveira, de "profundo desconhecedor" a "devorador das suas obras e comentários", confessou-se, frisou que Bartolomeu dos Mártires "incarnou o Evangelho, enquanto professor [de Teologia] e pastor", estando convicto de que esta figura vai ultrapassar todos os tempos da hnistória. Destacando a tónica de actualidade da vivência e do pensamento do Arcebispo, D. Anacleto quer "trazer a frescura deste homem para estes tempos".

Dando conta de que todos os Bispos de Portugal estão unidos na causa da canonização do Beato Bartolomeu dos Mártires, pediu oração a Deus para a concretização da canonização e, em jeito de humor, que "converta o Papa Francisco ao Beato Bartolomeu".