Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

MOVIMENTOS

ACÇÃO CATÓLICA RURAL

ADORAÇÃO NOCTURNA

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

ASSOCIAÇÃO CAT. AO SERVIÇO DA JUV. FEMININA

ASSOCIAÇÃO GUIAS DE PORTUGAL

CASAIS DE SANTA MARIA

CARITAS CHRISTI

CCLOGO
É um instituto secular de direito pontifício desde 19 Março de 1955. Foi fundado por uma leiga (Juliette Molland) e por um religioso dominicano (Padre J. M.Perrin).

Quem somos?

  • Somos mulheres solteiras ou viúvas com as mais variadas profissões e condições sociais, que querem mudar o mundo a partir de dentro. (João Paulo II aos institutos seculares);

  • Somos cristãs que querem viver plenamente a sua consagração baptismal no celibato escolhido por amor DELE na e pela nossa condição de leigas;

  • Porque o amor de Cristo nos seduziu, queremos através da nossa vida e escondidas com Cristo no segredo do Pai, fazer oferta da nossa vida na e para a

Igreja, como leigas contemplativas e apostólicas;



Onde estamos?
TODA A NOSSA RAZÃO DE VIVER ESTÁ PORTANTO, EM PERMANECER NO AMOR DE DEUS PARA O AMAR E FAZER AMAR NO LUGAR ONDE ELE NOS COLOCOU (artº1 de Vida e Espírito).
  • Vivemos sozinhas ou com as nossas famílias, no lugar onde Deus no colocou. Não vivemos em comunidade, mas reunimo-nos regularmente.

  • Vivemos os acontecimentos diários na paz e na serenidade, a testemunhar a PRESENÇA DO PAI que cuida de nós e de todos os homens;

  • Procuramos descobrir e contemplar no meio onde vivemos o amor com que somos amadas para assim aprendemos a amar os nossos irmãos.

  • Em Portugal estamos presentes em muitas Dioceses (Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Porto, Viana do Castelo e Viseu).

  • No Mundo estamos presentes em cerca de quarenta países. Os seus membros são oriundos das mais variadas culturas, mentalidades, condições de existência, etc. ; apesar de todas estas diversidades todas sentem a unidade profunda na vivência da mesma vocação CARITAS CHRISTI e do mesmo Amor que as une em Cristo.

Contactos:
Morada: Secretariado Caritas Christi ,Av. Duque de A’Avila, 26, 2º. 1000-141 LISBOA Telefone:961316268

Endereço electrónico: caritaschristipt@hotmail.com

CENTRO DE PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÓNIO

Centro de Preparação para o Matrimónio

Facebook
Página Web

CONFERÊNCIA DE S. VICENTE DE PAULO

CONVÍVIOS FRATERNOS

Movimento dos Convívios Fraternos
w Convívios Fraternos

Assistente Diocesano: Pe. André Filipe da Costa Gonçalves

CORPO NACIONAL DE ESCUTAS

Junta Regional de Viana do Castelo

w Escutismo em Viana

ENCONTRO MATRIMONIAL

EQUIPAS DE NOSSA SENHORA

JUVENTUDE AGRÁRIA RURAL CATÓLICA

LEGIÃO DE MARIA

LIAM

default.asp
A Liga Intensificadora da Acção Missionária –LIAM é uma Associação privada de fiéis de carácter missionário destinada a membros leigos.

Visa promover a consciência missionária nas paróquias e outros espaços eclesiais em comunhão com o Bispo diocesano e sua aprovação.
Fundado em Fátima em 1937, está ligado aos
Missionários do Espírito Santo.
Tem sua Sede na Rua Santo Amaro á Estrela-51 -1200-801 Lisboa.

Finalidade do Movimento:
Fomentar o espírito missionário do Povo de Deus através de iniciativas próprias.
Promover as vocações de especial consagração: sacerdotal, religiosa e missionária
Favorecer a comunhão e colaboração material e espiritual entre Igrejas locais mais pobres em espaços de primeira evangelização.
Procurar a santificação dos seus membros, em comunhão com a espiritualidade missionária dos fundadores dos Missionários do Espírito Santo.

Centro da Liam na Diocese:

Pe. António Andrade
R. Santos Mártires -52
4900-311 Viana do Castelo

t 258 819 000 f 258 819 001
e liam.viana@espiritanos.org

LIGA EUCARÍSTICA

MOVIMENTO DA MENSAGEM DE FÁTIMA (MMF)

Associação canónica de fiéis, pessoa jurídica pública, de formação e apostolado, erecta pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Sucede ao Movimento dos Cruzados de Fátima, que substituiu a Pia União dos Cruzados de Nossa Senhora de Fátima, assumindo os seus direitos e obrigações.

Coloca-se sob a protecção de Nossa Senhora de Fátima com o fim de viver e promover a sua Mensagem. Depende da Conferência Episcopal Portuguesa que delega a superior orientação no Bispo de Leiria-Fátima com o título de Assistente Geral.

Foi aprovado pelo D. Anacleto Oliveira em 14 de Setembro de 2011.

Presidente: José Miguel Alves Vaz
Secretária: Maria Manuela Costa Gonçalves Pinto
Tesoureiro: José Pereira Pinheiro

Campos de Acção:
Oração: Maria Rosa Amorim Lima
Peregrinações: Maria Madalena Almeida Fernandes Vaz
Doentes: Judite Silva Capela Braga
Sector Juvenil: Bruno Miguel Vaz de Sousa
Sector Infantil (Adorações Eucarísticas com crianças e adolescentes): Custódia Maria Alves Vaz

Assistente Espiritual: Monsenhor João Baptista da Silva Gomes

MOVIMENTO DOS CURSILHOS DE CRISTANDADE

Secretariado para o triénio 2014-2017 (até 1 de Outubro de 2017).

Assistente Espiritual: Pe. Manuel José Torres Lima
Assistente Espiritual Adjunto e responsável pela formação: Pe. Eugénio Freitas da Silva
Presidente: Maria da Conceição Carvalhido da Ponte
Secretário:
José Adelino Rodrigues Gonçalves Borlido
Tesoureiro
: José Carlos Soares Pereira
Vogal do pré e pós Cursinho: Arménio Marques de Araújo
Vogal da Comunicação: Joaquim Carlos Almeida Miguelote de Castro
Vogal da Intendência: Maria da Conceição Lima Novo Meira

CONTACTOS
—Geral: e mcc@diocesedeviana.pt
—Envio de intendências: e mccviana@gmail.com

MOVIMENTO DOS FAMILIARES DOS SACERDOTES

MOVIMENTO ESPERANÇA E VIDA

NOELISTAS

OBRAS MISSIONÁRIAS PONTIFÍCIAS

RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO

Logo - RCCVC
Como nasceu o Renovamento Carismático Católico?

Alguns professores e alunos da Universidade do Espírito Santo de Duquesne, em Pittsburg, na Pensilvânia (Estados Unidos da América), reuniram-se frequentemente para partilhar as suas experiências de fé. Todos reconheciam, porém, um certo vazio no fundo de si mesmos, falta de dinamismo e uma clara tibieza nas suas orações e actividades apostólicas. Era como se a vida dependesse, em elevado grau, dos seus próprios esforços…
Conscientes de que a força da primitiva comunidade cristã teve origem na vinda do Paráclito Consolador, começaram a pedir instante mente ao Espírito Santo que manifestasse neles a sua presença cheia de poder, para bem da vida espiritual de cada um e êxito dos seus trabalhos apostólicos. Diariamente rezavam o "Vinde Espírito Santo" por todos os membros do grupo. Entretanto, alguns estudantes do grupo tinham lido o livro "A cruz e o punhal" em que um pastor pentecostal americano relata como, na sequência da sua acção no meio dos jovens drogados de Nova York, o Espírito Santo operava numerosas conversões.
Decidiram então de 17 a 19 de Fevereiro de 1967 realizar um retiro de fim-de-semana conjuntamente com o capelão da Universidade. Todo o sábado foi passado em oração e estudo, nomeadamente do Livro dos Actos dos Apóstolos. Continuaram pela noite fora implorando a efusão do Espírito Santo. Muitos dos presentes, nesse fim-de-semana, tiveram a certeza espiritual de que a sua oração fora ouvida pela transformação interior e pela alegria espiritual que sentiram, naquela experiência de Pentecostes pessoal e comunitária. Isto foi para eles uma verdadeira "atualização de Pentecostes"… Sem Fundador, tinha nascido o Renovamento Carismático Católico. Esta experiência foi partilhada com amigos da Universidade de Notre Dame, em Indiana (Estados Unidos da América). Cerca de 30 pediram que rezassem também por eles, para que as suas vidas se tornassem profundamente cristãs… Tornaram-se "homens novos"…Graças à força imparável do Espírito Santo essa chispa propagou-se como incêndio em folha seca, invadiu os cinco continentes e tocou nestes 33 anos a vida de mais de 120 milhões de pessoas.

Nascimento do RCC em Portugal

O nascimento do Renovamento Carismático Católico (RCC) em Portugal deve-se à acção do Espírito Santo, quando na qual um Espiritano, o Padre José da Lapa, verdadeiramente impressionado pela manifestação da intimidade de Deus com cada um dos que se encontrava, assim como ele próprio, experimentando esse Dom de Deus, em Roma, com os seus colegas.
Esse encontro foi uma semente da qual juntando um determinado grupo de homens e mulheres leigas, se fez, em 6 de Novembro de 1974, a primeira oração, embora em reduzido número, assim como a consagração do Coração Imaculado de Maria desde esse primeiro momento.
 Resumindo:
·  O RCC (Renovamento Carismático Católico) nasceu em 6 Nov. de 1974 em Portugal;
·  O primeiro orientador foi o Padre José da Lapa, Espiritano;
·  O RCC foi consagrado ao Coração Imaculado de Maria em Fátima.

O que é RCC?

 O Renovamento Carismático Católico (RCC) é uma espiritualidade de renovação cristã que vem em auxílio das necessidades da Igreja. É uma nova manifestação da misericórdia de Deus para com seus filhos através da efusão do Espírito Santo.
O Renovamento Carismático Católico segue uma espiritualidade própria, baseada na experiência de Deus, através do baptismo no Espírito Santo e no uso dos carismas em prol do benefício de todos os fiéis.
O Espírito Santo é a força motriz da nossa fé. É Ele quem nos revela Jesus, e quem nos desperta para as coisas de Deus, que nos leva ao Pai. O Espírito Santo é Deus agindo em nós.
O Renovamento Carismático Católico visa: recriar a atmosfera espiritual das primeiras comunidades cristãs, para a qual o Espírito Santo não era uma abstração teológica, mas vida, força, orientação, entusiasmo; redescobrir um tesouro oculto na alma desde o nosso Baptismo: uma fonte de água viva que deve ser utilizada e aproveitada ao máximo; descobrir Cristo vivo, íntimo, cujas palavras adquirem um significado novo e surpreendente; reabastecer o coração com novas energias que se chamam paz, alegria, força, optimismo; reencontrar o gosto pela oração e o amor pelos sacramentos; viver uma vida de intimidade com Deus, sob a direção e ação do Espírito Santo.
Para os que seguem a espiritualidade carismática, neste espírito de renovação e conversão total, passam a ter mais importância a participação na Eucaristia e nos Sacramentos, a adoração do Santíssimo Sacramento, o amor á Palavra Bíblica, o amor a Nossa Senhora como Nossa Mãe e Modelo, a reza do terço; a oração e os cânticos de louvor, de ação de graças ao Deus Uno e Trino, e ainda o desejo ardente para anunciar a Boa Nova do Reino

 EQUIPA DIOCESANA

Coordenador / Delegado - Luis Miguel Oliveira Barbosa
Vice Coordenador / Sub-Delegado - Alexandre Lopes Correia Morado
Secretária - Ondina da Conceição Fernandes Gonçalves
Tesoureira - Cristina Maria Fernandes Martins Cavalheiro
Vogal - Maria Idalina Taborda Lima Jácome
Conselheiro Espiritual - Padre Jorge Manuel Silva Ramos

Contactos:
Tlm - 965 290 268
Email:
vianadocastelo.rcc@gmail.com
Facebook - 
https://www.facebook.com/renovamento.vc