Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

Mensagem para a vivência da Quaresma de 2017

MENSAGEM AOS DIOCESANOS DE VIANA DO CASTELO PARA A VIVÊNCIA DA QUARESMA DE 2017
1. Estamos a iniciar a Quaresma, num ano pastoral em que cada um de nós, cristãos da Diocese de Viana do Castelo, é desafiado a dizer de si próprio: Eu vim para servir! Aproveitemos este tempo – a que, no início e com S. Paulo, chamamos tempo favorável (2 Cor 6, 2) – para concretizarmos o que dizemos, colocando-nos mais intensamente ao serviço do Senhor e uns dos outros.
A igreja oferece-nos para isso os exercícios especificamente quaresmais: a oração, em que nos confiamos ao Senhor, para que Ele, penetrando mais em nós, nos capacite para sermos agentes do seu amor; o jejum, que nos liberta de tantos pesos que nos impedem de irmos ao encontro dos outros e a eles nos darmos; a esmola, em que partilhamos com eles o que temos e, deste modo, lhes proporcionamos os meios de que necessitam para viver.
Tudo isto com os olhos postos em Jesus Cristo, o Filho do Homem, que veio, não para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos (Mc 10, 45). Será a esta doação total que nos associaremos com particular intensidade no termo da caminhada quaresmal, se para isso nos formos preparando pela prática de vida. A mensagem do Papa para esta Quaresma pode ajudar-nos: “O outro é um dom” – escreve ele. Seja cada um de nós também um dom para o outro.
2. Nesse sentido apelo à generosidade de todos, no contributo penitencial que somos convidados a oferecer, como fruto da renúncia quaresmal. O deste ano, depois de ouvir o Conselho Episcopal, decidi destiná-lo, em partes iguais, para dois fins: - Para inadiáveis obras de reparação das instalações da Cúria Diocesana. Trata-se de um órgão central ao serviço da nossa Diocese, que, em Novembro próximo, celebrará os 40 anos da sua criação, um aniversário que já está a ser cuidadosamente preparado. - Para uma instituição dedicada a acolher e educar crianças e adolescentes, na Diocese de S. Salvador da Baía (Brasil), e servida por religiosas Missionárias Combonianas. Entre elas está a irmã Cândida, da Paróquia de S. Miguel de Perre, da nossa Diocese.
Que o Senhor a todos compense com as suas graças e bênçãos!

Viana do Castelo, 01 de Março de 2017 (Quarta Feira de Cinzas)
† Anacleto Oliveira
(Bispo de Viana do Castelo)