Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

Nomeações Sacerdotais 2012

Pe. António da Mota Gonçalves é dispensado, por problemas de saúde, da paróquia de S.ta Eulália de Gondoriz, arciprestado de Arcos de Valdevez.

Pe. Luciano Reis Lima Forte da Costa é nomeado pároco de S.ta Eulália de Gondoriz, arciprestado de Arcos de Valdevez, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. José de Araújo Peixoto é dispensado, por problemas de saúde, das paróquias de S. João de Vila Chã, S. Tiago de Vila Chã e S. ta Maria de Azias, arciprestado de Ponte da Barca.

Pe. Moisés Duarte Rodrigues Carreira é dispensado das paróquias de S. Miguel de Entre Ambos os Rios, S. Silvestre de Ermida, S. Vicente de Germil e nomeado pároco de S. João de Vila Chã, S. Tiago de Vila Chã e S.ta Maria de Azias, em acumulação com S. Pedro de Vade, arciprestado de Ponte da Barca e outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Custódio Manuel Cerqueira Branco é nomeado pároco de S. Miguel de Entre Ambos os Rios, S. Silvestre de Ermida e S. Vicente de Germil, arciprestado de Ponte da Barca, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. António José de Sousa Castro e Brito é nomeado pároco de S. Romão de Nogueira, arciprestado de Ponte da Barca, de que tem sido administrador paroquial, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel António de Azevedo é dispensado, por motivos de saúde e idade, das paróquias de S. Vicente de Fornelos e S.ta Maria de Serdedelo, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Manuel de Almeida e Sousa é dispensado da paróquia de S. Pedro de Arcos e nomeado pároco de S. Vicente de Fornelos e S.ta Maria de Serdedelo, em acumulação com S. João da Ribeira, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. António José Baptista é dispensado, pela sua idade, da paróquia de S. Miguel da Facha, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. António Paulo da Silva Gomes é nomeado pároco de S. Miguel da Facha, arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Barbosa Miranda é dispensado, devido à sua idade, da paróquia de S. Tiago de Cepões, arciprestado de Ponte de Lima, continuando pároco de S.ta Marinha de Arcozelo.

Pe. Fernando dos Santos Teixeira é nomeado pároco de S. Tiago de Cepões, arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. José Luís de Sousa Ribeiro é nomeado pároco de S. Pedro de Arcos, arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com a paroquialidade de S. Tiago de Fontão, no mesmo arciprestado.

Pe. Gaudêncio José Martins Gigante
é nomeado pároco de S.ta Eulália de Vila de Punhe, arciprestado de Viana do Castelo, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados, contando com a generosa colaboração do Pe. Alípio Rodrigues Torres.

Pe. Armando de Jesus Esteves Rodrigues é dispensado, por motivos de saúde, da paróquia de Nossa Senhora de Monserrate, arciprestado de Viana do Castelo.

Pe. Vasco António da Cruz Gonçalves é nomeado pároco de Nossa Senhora de Monserrate e capelão do Santuário de Nossa Senhora da Agonia, arciprestado de Viana do Castelo, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. João Cardoso de Oliveira é dispensado, por motivos de idade e saúde, da paróquia de Nossa Senhora da Vinha de Areosa, arciprestado de Viana do Castelo.

Pe. Manuel José Torres Lima é dispensado da paróquia de S.ta Maria de Carreço e nomeado pároco de Nossa Senhora da Vinha de Areosa, arciprestado de Viana do Castelo, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Domingos Lourenço Vieira é nomeado pároco de S.ta Maria de Carreço, arciprestado de Viana do Castelo, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Vítor Casanova da Lage Amaro Rodrigues é dispensado da paróquia de S. Pedro e S. Paulo de Serreleis, arciprestado de Viana do Castelo, continuando com os outros ofícios e prosseguindo o estudo de Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca.

Pe. Alfredo Domingues de Sousa é nomeado pároco de S. Pedro e S. Paulo de Serreleis, arciprestado de Viana do Castelo, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. António Jorge da Torre é dispensado, por motivos de saúde, das paróquias de S.ta Eulália de Orbacém e Divino Salvador de Gondar, arciprestado de Caminha, continuando pároco de S.ta Maria de Amonde.

Pe. Manuel Joaquim Barros Oliveira é nomeado pároco de S.ta Eulália de Orbacém, arciprestado de Caminha, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Rui Filipe Gonçalves Rodrigues é nomeado pároco de Divino Salvador de Gondar, arciprestado de Caminha, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Armandino Vilaça de Almeida é dispensado, por motivos de idade e saúde, das paróquias de S. João de Arga, S.ta Maria de Arga de Baixo e S. Antão de Arga de Cima, continuando pároco de Divino Salvador de Estorãos.

Pe. Paulo Emanuel Martins Dias é nomeado pároco de S. João de Arga, S.ta Maria de Arga de Baixo e S. Antão de Arga de Cima, arciprestado de Caminha, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. José Marques Alves é dispensado, por motivos de idade, das paróquias de S.ta Maria de Cristelo Covo e Divino Salvador de Arão, arciprestado de Valença.

Pe. Luís Azevedo da Costa e Silva é dispensado, por motivos de idade e saúde, da paróquia de S. Pedro da Torre, arciprestado de Valença, continuando pároco de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

Pe. Eugénio Freitas da Silva é dispensado da paróquia de S.ta Eulália de Vila de Punhe, arciprestado de Viana do Castelo, e nomeado pároco de S.ta Maria de Cristelo Covo, Divino Salvador de Arão e S. Pedro da Torre, arciprestado de Valença.

Pe. Arcélio José Pereira de Sousa é dispensado da equipa formadora do Seminário Diocesano de Viana do Castelo e de colaborador pastoral da paróquia de S. Pedro e S. Paulo de Serreleis e é nomeado pároco de Divino Salvador de Gandra, S.ta Marinha de Taião e S. Félix de Sanfins, arciprestado de Valença, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. José Domingos de Oliveira Gomes irá prosseguir o estudo em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca, mantendo os ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Joaquim Rodrigues Pinto irá prosseguir o estudo em Direito Canónico na Universidade Pontifícia de Salamanca, mantendo os ofícios que lhe estão confiados.


Agradecemos, aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado, a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços, a disponibilidade com que os aceitaram.

Viana do Castelo, 20 de Julho de 2012

+ Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo