Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

Nomeações Sacerdotais 2011

Padre José Filipe Oliveira de Sá é nomeado Ecónomo da Diocese, em acumulação com os cargos que lhe estão confiados.

Padre José Correia Vilar é dispensado de administrador paroquial da paróquia de Santa Maria de Refoios do Lima, arciprestado de Ponte de Lima.

Padre Manuel de Passos da Silva é dispensado das paróquias de Santo Estevão de Aboim das Choças, Santa Comba de Eiras, São Martinho de Mei e Divino Salvador de Sabadim, arciprestado de Arcos de Valdevez, e é nomeado pároco de Santa Maria de Refoios do Lima, arciprestado de Ponte de Lima.

Padre Luciano Reis Lima Forte da Costa é nomeado pároco "in solidum", com Padre Orlando Fernandes Carreira, das paróquias de São João Baptista de Rio Frio e São Cipriano de Senharei, onde já exerce o múnus de pároco há alguns anos, e ainda de Santo Estevão de Aboim das Choças, Santa Comba de Eiras, São Martinho de Mei e Divino Salvador de Sabadim, no arciprestado de Arcos de Valdevez, ficando como coordenador pastoral das mesmas.

Padre Orlando Fernandes Carreira é nomeado pároco "in solidum", com Padre Luciano Reis Lima Forte da Costa, das paróquias de São João Baptista de Rio Frio, São Cipriano de Senharei, Santo Estevão de Aboim das Choças, Santa Comba de Eiras, São Martinho de Mei e Divino Salvador de Sabadim, no arciprestado de Arcos de Valdevez.

Padre João Martins Baptista é dispensado, a seu pedido, por motivo de idade e saúde, da paróquia de Santa Marinha de Vila Praia de Âncora.

Padre Valdemar Pereira Matos Fernandes é dispensado das paróquias de São Tiago de Cristelo e São Paio de Moledo do Minho, arciprestado de Caminha, e é nomeado pároco de Santa Marinha de Vila Praia de Âncora.

Padre Pablo Adriano Brito Pereira Lima é dispensado da paróquia de São Pedro e São Paulo de Serreleis, arciprestado de Viana do Castelo, a fim de prosseguir os estudos em exegese bíblica, no Pontifício Instituto Bíblico, em Roma.

Padre Vítor Casanova da Lage Amaro Rodrigues é dispensado de assistente diocesano do Corpo Nacional de Escutas e nomeado pároco de São Pedro e São Paulo de Serreleis, em acumulação com os cargos que lhe estão confiados.

Padre Arcélio José Pereira de Sousa é nomeado colaborador pastoral da paróquia de São Pedro e São Paulo de Serreleis, em acumulação com os cargos que lhe estão confiados.

Padre Rui Filipe Gonçalves Rodrigues é dispensado da Equipa Formadora do Seminário Diocesano de Viana do Castelo, e de director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional e nomeado pároco das paróquias de São Tiago de Cristelo e São Paio de Moledo do Minho, arciprestado de Caminha, e assistente diocesano do Corpo Nacional de Escutas.

Padre Ricardo José Vieira Correia é nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano, director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional e animador espiritual no Colégio do Minho.

Agradecemos, aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado, a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços, a disponibilidade com que os aceitaram.


Viana do Castelo, 25 de Julho de 2011

Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo