Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

Comissão Coordenadora para o Ano da Fé

DOM ANACLETO CORDEIRO GONÇALVES DE OLIVEIRA
Bispo de Viana do Castelo

Constituição e Nomeação da Comissão Coordenadora para o Ano da Fé

DECRETO


1. O Santo Padre Bento XVI, com a finalidade de comemorar, respectivamente, o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II (11.X.1962) e os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica (11.X.1992) – texto promulgado pelo Bem-aventurado João Paulo II, com o objectivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé -,proclamou, pela Carta Apostólica PORTA FIDEI – “A Porta da Fé” - , de 11 de Outubro de 2011, um Ano da Fé, que decorrerá de 11 de Outubro de 2012 a 24 de Novembro de 2013, dia da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

2. A Carta Apostólica PORTA FIDEI apresenta o Ano da Fé como um convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo, pretendendo com isso incutir em todos os cristãos um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, em que se experimente e saboreie de novo a alegria de crer e se reencontre o entusiasmo de comunicar a fé (PF 6 e 7).

3. Neste sentido, para que a Nossa Diocese, imbuída do espírito conciliar, caminhe em sintonia com os objectivos traçados pelo Santo Padre e indicados, em Nota (06.01.2012), pela Congregação para a Doutrina da Fé, viveremos o Ano da Fé e, concretamente, a Fé (nos seus conteúdos, na sua celebração, no seu testemunho e na oração) ao ritmo e segundo o itinerário apresentado pelo Catecismo da Igreja Católica.

4. Em ordem a esta pretendida vivência do Ano da Fé, para estimular a reflexão teológica e a programação de acções pastorais concretas, coordenar tal programação de modo a se obter um trabalho eclesial orgânico e eficiente e concretizar algumas actividades de carácter diocesano, bem como promover outras de nível local (arciprestal/zona pastoral), constituímos uma Comissão Coordenadora para o Ano da Fé, dotada das competências acima enunciadas;

5. Assim, esperando de todos os diocesanos uma sincera anuência ao Ano da Fé e, por ela, uma verdadeira conversão ao Senhor Jesus Cristo,
Nos termos do Direito e ouvido o Conselho Episcopal, havemos por bem nomear como Membros Efectivos da referida Comissão para o Ano da Fé, as seguintes pessoas:

Pe Doutor Vasco António da Cruz Gonçalves (coordenador)
Pe Dr. Paulo Jorge Martins Correia
Professor Manuel Domingos Cunha da Silva
Dr.ª Elisa Afonso Coelho
Dr. Ricardo Fernandes de Sousa

Notifique-se.

Viana do Castelo/Cúria Diocesana, 18 de Julho de 2012 (dia litúrgico do Bem-aventurado Bartolomeu dos Mártires)

__________________________________
D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira
Bispo de Viana do Castelo

E eu, Chanceler da Cúria Diocesana, a subscrevi.
__________________________________
(P. Dr. Daniel Jorge da Silva Rodrigues)