Diocese de Viana do Castelo •

Igreja Católica no Alto Minho

Mensagem para a vivência da Quaresma de 2017

MENSAGEM AOS DIOCESANOS DE VIANA DO CASTELO PARA A VIVÊNCIA DA QUARESMA DE 2017
1. Estamos a iniciar a Quaresma, num ano pastoral em que cada um de nós, cristãos da Diocese de Viana do Castelo, é desafiado a dizer de si próprio: Eu vim para servir! Aproveitemos este tempo – a que, no início e com S. Paulo, chamamos tempo favorável (2 Cor 6, 2) – para concretizarmos o que dizemos, colocando-nos mais intensamente ao serviço do Senhor e uns dos outros.
VER MAIS…

Nomeações: Fevereiro 2017

Fazemos saber que, havendo ficado vaga a paróquia de Santa Maria de Beiral do Lima, no Arciprestado de Ponte de Lima, por pedido de dispensa que nos foi apresentado pelo Reverendo Padre António Joaquim Pires Esteves que foi por Nós aceite, havemos por bem nomear os Reverendos Padre Doutor José António Araújo de Freitas e Padre Dr. Miguel José Lopes de Moura como Párocos in Solidum da Paróquia de Santa Maria de Beiral do Lima, ficando como Moderador do Serviço Pastoral o Reverendo Padre Doutor José António Araújo de Freitas, continuando ambos com os ofícios que lhes estavam confiados.

Viana do Castelo, 27 de Fevereiro de 2017

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo
Bispo Diocesano de Viana do Castelo

Nomeações: Dezembro 2016

Padre José Correia Vilar nomeado Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, em acumulação com os outros cargos que já lhe estavam confiados.

Padre António Paulo da Silva Gomes nomeado Pároco de S. Mamede da Seara, arciprestado de Ponte de Lima, em acumulação com os demais ofícios que já lhe estavam confiados.

Padre João Lopes Oliveira, por motivos de saúde, é dispensado do ofício de Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima e de Pároco de S. Mamede da Seara, no arciprestado de Ponte de Lima.

Padre José Domingos de Oliveira Gomes; Padre Manuel Joaquim Rodrigues Pinto e Padre Vítor Casanova da Lage Amaro Rodrigues nomeados Juízes do Tribunal Eclesiástico de Viana do Castelo até 18 de Dezembro de 2016, data em que terminam os mandatos dos Membros, em exercício, neste Tribunal.

Padre Pablo Adriano Brito Pereira de Lima nomeado Director da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas; com os Padres Renato Filipe da Silva Oliveira, como Coordenador da Iniciação Bíblico-Teológica, e Ricardo José Vieira Correia, como Coordenador da Academia de Ministérios Laicais, do Instituto Católico de Viana do Castelo.

Padre Arcélio José Pereira de Sousa nomeado Vice-Presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo.

Directores/Consultor/Coordenadores para os diversos Departamentos e Escolas do Instituto Católico de Viana do Castelo
Padre José Correia Vilar
nomeado Director do Centro de Reflexão Pastoral;
Padre Daniel Jorge da Silva Rodrigues nomeado Director do Arquivo Diocesano;
Padre Armando Rodrigues Dias nomeado Director do Museu Diocesano;
Padre Christopher Vaz de Sousa nomeado Director Adjunto do Museu Diocesano;
Padre Eduardo Jorge Martins Parente nomeado Director do Departamento do Património Imóvel, Artístico e Documental;
Arquitecto Bruno Vaz de Sousa nomeado Consultor Técnico do Departamento do Património Imóvel, Artístico e Documental;
Padre Arcélio José Pereira de Sousa nomeado Director da Biblioteca Diocesana;
Padres Pablo Adriano Brito Pereira de Lima e Arcélio José Pereira de Sousa nomeados Directores da Livraria Diocesana.

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo

Nomeações: Outubro 2016

Nomeações Diocesanas - Out 2016

Pe. José Domingos de Oliveira Gomes
é nomeado Ecónomo Diocesano, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Joaquim Barros de Oliveira é dispensado, a seu pedido, por questões de saúde, da paróquia de Stª Eulália de Orbacém, arciprestado de Caminha, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Rui Filipe Gonçalves Rodrigues é dispensado da paróquia do Divino Salvador de Gondar, arciprestado de Caminha e nomeado pároco de N. Srª da Assunção de Caminha e N. Srª da Encarnação de Vilarelho, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Ferreira de Sá é nomeado pároco de Stª Eulália de Orbacém e Divino Salvador de Gondar, arciprestado de Caminha.

Pe. Manuel da Costa Saraiva é dispensado, a seu pedido, por questões de saúde, das paróquias de Stª Eulália de Rio de Moinhos e S. Tomé de Aguiã, arciprestado de Arcos de Valdevez.

Pe. Luciano Reis Lima Forte da Costa e Pe. Orlando Fernandes Carreira são nomeados in Solidum para as paróquias de Stª Eulália de Rio de Moinhos e S. Tomé de Aguiã, arciprestado de Arcos de Valdevez, em acumulação com os outros ofícios que lhes estão confiados, sendo moderador o Pe. Luciano Costa.

Pe. Manuel Correia Quinta é dispensado da capelania de Santa Luzia mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Armando Rodrigues Dias é nomeado Capelão de Santa Luzia em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Joaquim Pereira Sequeiros é dispensado, a seu pedido, por questões de saúde, de Diretor do Secretariado da Mobilidade Humana e Capelão do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo.

Pe. Domingos Lourenço Vieira
é nomeado Diretor do Secretariado da Mobilidade Humana em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Tiago Alexandre Rodrigues é nomeado capelão do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Agradecemos aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram.
Viana do Castelo, 8 de Outubro de 2016

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo

Nomeações: Julho 2016

Pe. José Borlido de Carvalho Arieiro é dispensado, a seu pedido, por razões de idade e saúde das paróquias de Stº André de Guilhadeses, S. Tiago de Tabaçô e N. Srª da Purificação de Santar, Arciprestado de Arcos de Valdevez.

Pe. José Cândido Marques é dispensado, por razões de idade e saúde das paróquias de Divino Salvador de Cambeses, S. Miguel de Sago, N.Srª do Ó de Lordelo e Stª Eulália de Trute, Arciprestado de Monção.

Pe. Avelino Felgueiras Marques é dispensado da paróquia de Stª Eulália de Lara, Arciprestado de Monção, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Gaudêncio José Martins Gigante
é dispensado da paróquia de Stª Eulália de Vila de Punhe, Arciprestado de Viana do Castelo, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Nelson Rocha de Barros é dispensado de todas as paróquias que, in Solidum com o Pe. José Aventino Amorim de Freitas, lhe estavam confiadas em Arcos de Valdevez e nomeado pároco de N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada, N. Srª do Ó de Lordelo, S. Tiago de Anhões, Stª Eulália de Trute e S. Veríssimo de Luzio, Arciprestado de Monção.

Pe. José Aventino Amorim de Freitas é nomeado pároco de Stº André de Guilhadeses, em acumulação com os outros ofícios que, in Solidum com o Pe. Nelson Rocha de Barros, lhe estavam confiados (S. João Batista de Sistelo, S. Pedro de Sá, Stª Maria de Vilela, S. Cosme e S. Damião, Divino Salvador Arcos de Valdevez, S. Paio Arcos de Valdevez, S. Vicente de Giela e Stª Comba de Vila Fonche, Arciprestado de Arcos de Valdevez).

Pe. Artur Pais Pereira é nomeado pároco de S. Tiago de Tabaçô e N. Srª da Purificação de Santar, Arciprestado de Arcos de Valdevez, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. José Filipe Oliveira de Sá é dispensado das paróquias de N. Srª da Assunção de Caminha, N. Srª da Encarnação de Vilarelho e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, Arciprestado de Caminha e nomeado pároco das paróquias de Divino Salvador de Bravães, S. Miguel de Lavradas, S. Romão de Nogueira, S. João Batista de Ponte da Barca e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Arciprestado de Ponte da Barca.

Pe. António José de Sousa e Castro Brito é dispensado de pároco das paróquias de Divino Salvador de Bravães, S. Miguel de Lavradas, S. Romão de Nogueira, S. João Batista de Ponte da Barca, Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, Arciprestado de Ponte da Barca e nomeado pároco de N. Srª da Assunção de Caminha, N. Srª da Encarnação de Vilarelho e Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, Arciprestado de Caminha.

Pe. Jorge Agostinho Sousa e Silva é dispensado das paróquias de S. Tiago de Anhões e S. Veríssimo de Luzio, e nomeado pároco de Stª Eulália de Lara, Arciprestado de Monção, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. André Filipe da Costa Gonçalves
é dispensado de pároco das paróquias de N. Srª da Natividade de Moreira e S. Martinho de Parada, e nomeado pároco de Divino Salvador de Cambeses e S. Miguel de Sago, Arciprestado de Monção, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Pablo Adriano Brito Pereira de Lima é nomeado pároco de Stª Eulália de Vila de Punhe, Arciprestado de Viana do Castelo em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Bruno Manuel Gonçalves Barbosa é nomeado vigário paroquial para as paróquias que estão confiadas ao Pe. José Aventino Amorim de Freitas em Arcos de Valdevez (Stº André de Guilhadeses, S. João Batista de Sistelo, S. Pedro de Sá, Stª Maria de Vilela, S. Cosme e S. Damião, Divino Salvador Arcos de Valdevez, S. Paio Arcos de Valdevez, S. Vicente de Giela e Stª Comba de Vila Fonche).

Agradecemos aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram.

Viana do Castelo, 25 de Julho de 2016

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo

Nomeações Sacerdotais 2015

Pe. Abílio da Costa Oliveira é nomeado capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Alfredo Domingues de Sousa é dispensado, a seu pedido, de Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. André Filipe da Costa Gonçalves é dispensado de pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso, S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez e nomeado pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

Pe. Arcélio José Pereira de Sousa é dispensado de Diretor do Secretariado de Liturgia, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Carlos Alberto da Cruz Faria Martins é nomeado vigário paroquial das paróquias de S. Miguel do Bárrio, S. Tiago de Brandara, S.ta Eufémia de Calheiros, S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Christopher Vaz de Sousa é nomeado director do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Eugénio José Dantas Alves de Araújo é nomeado pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Fernando dos Santos Teixeira é dispensado, por motivos de idade e saúde, de pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Joel Gomes de Brito é nomeado pároco das paróquias de N. Srª da Expectação de Álvora, N. Srª da Natividade de Extremo, S.ta Maria das Neves de Padroso e S.to André de Portela, arciprestado de Arcos de Valdevez.

Pe. Jorge Manuel Silva Ramos é nomeado pároco das paróquias de S. Tiago de Cepões, S. Cristóvão de Labruja, S.ta Maria de Labrujó, Divino Salvador de Rendufe e S. João Batista de Vilar do Monte, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Jorge Miguel Gonçalves Esteves é dispensado de pároco da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Costa Alves, OCD, é dispensado de capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira e de vigário paroquial das paróquias de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira, Santa Marinha de Loivo, S. Paio de Vila Meã, S. João Batista de Reboreda e Santa Maria de Lovelhe, arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

Pe. Manuel Joaquim Rodrigues Pinto é dispensado de pároco das paróquias de S. João Batista de Longos Vales, N. Srª da Natividade de Moreira, S. Martinho de Parada e S. João Batista de Portela, arciprestado de Monção e nomeado pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo.

Pe. Manuel Maciel Fraga
é dispensado, por motivos de saúde, de pároco da paróquia de S. Sebastião de Darque, arciprestado de Viana do Castelo e de Assistente Diocesano do Movimento dos Convívios Fraternos.

Pe. Renato Filipe da Silva Oliveira é nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano e membro do Secretariado Diocesano da Comunicação Social.

Pe. Ricardo José Vieira Correia é dispensado de Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional e nomeado Reitor do Seminário Diocesano, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Tiago Alexandre Rodrigues é nomeado diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia e animador no campo musical das paróquias de Santa Maria Maior (Sé) e N. Srª de Monserrate (S. Domingos), mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.


Agradecemos aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços a disponibilidade com que os aceitaram.

Viana do Castelo, 20 de Julho de 2015

† Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo

Mensagem para a vivência da Quaresma e da Páscoa na Diocese de Viana do Castelo

1. “Na doação a vida fortalece-se; e enfraquece-se no comodismo e no isolamento.” Estas palavras, do Episcopado Latino-americano e do Caribe, são citadas pelo Papa Francisco na sua Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho” (n. 10). Tomemo-las como orientação e incentivo para a vivência da Quaresma e da Páscoa, que na Eucaristia de Quarta Feira de Cinzas nos são apresentadas como tempo favorável e dia da salvação (2 Cor 6, 2).

VER MAIS…

Nomeações Sacerdotais

NOMEAÇÕES SACERDOTAIS
O Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo de Viana do Castelo, torna públicas as seguintes nomeações:

Pe. Arcélio José Pereira de Sousa é nomeado Pároco de São Tiago de Boivão e de São Cristóvão de Gondomil, no Arciprestado de Valença, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. José Maria Pereira do Vale é nomeado Pároco de S. Mamede de Friestas, no Arciprestado de Valença, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Ferreira da Torre é dispensado, a seu pedido, por motivo de idade e saúde, das paróquias de S. Julião de Badim, Stª Eulália de Valadares, S. João Baptista de Sá e S. Miguel de Messegães, no Arciprestado de Monção.

Pe. Joel Martinho Domingues Rodrigues é nomeado Pároco de S. Julião de Badim, Stª Eulália de Valadares, S. João Baptista de Sá e S. Miguel de Messegães, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Salvador Monteiro Fernandes é nomeado Pároco de São Lourenço de Lapela, no Arciprestado de Monção, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Barbosa de Miranda é dispensado, a seu pedido, por motivo de saúde, da paróquia de Santa Marinha de Arcozelo, no Arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Manuel de Passos da Silva é nomeado Administrador Paroquial de Santa Marinha de Arcozelo, em acumulação com os outros ofícios pastorais que lhe estão confiados, com a cooperação pastoral do Pe. Armandino Vilaça de Almeida.

O Sr. Bispo agradece aos sacerdotes, dispensados das tarefas pastorais, a dedicação com que as realizaram, e aos sacerdotes, que os substituem, a generosidade com que as aceitaram. Pedimos ao Senhor que lhes concedam as bênçãos de que necessitam.

Viana do Castelo, 23 de Outubro de 2013


O Chefe de Gabinete



P. Vasco António da Cruz Gonçalves

Nomeações 2013/2014

Pe. João de Oliveira Lopes é dispensado da paróquia de Stº Estevão da Boalhosa, no arciprestado de Ponte de Lima, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. António Joaquim Pires Esteves
é dispensado das paróquias de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira e Santa Marinha de Loivo, de capelão da Santa Casa da Misericórdia, no arciprestado de Vila Nova de Cerveira, e nomeado pároco de Santa Maria de Beiral do Lima, S. Miguel de Gondufe e Santo Estevão da Boalhosa, no arciprestado de Ponte de Lima.

Pe. Jorge Miguel Gonçalves Esteves é dispensado da paróquia de Santa Cristina de Mentrestido e nomeado pároco de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira e Santa Marinha de Loivo, S. Paio de Vila Meã, no arciprestado de Vila Nova de Cerveira, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Carlos Alberto Brito de Castro é nomeado pároco de Santa Cristina de Mentrestido, arciprestado de Vila Nova de Cerveira, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Costa Alves é nomeado capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira e vigário paroquial de S. Cipriano de Vila Nova de Cerveira, Santa Marinha de Loivo, S. Paio de Vila Meã, S. João baptista de Reboreda e Santa Maria de Lovelhe, no arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

Pe. Luís Azevedo da Costa e Silva é dispensado, a seu pedido, por motivo de idade e saúde, da paróquia de S. Paio de Vila Meã, arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

Pe. Gaudêncio José Martins Gigante
é dispensado da paróquia de Santa Eulália de Vila de Punhe, arciprestado de Viana do Castelo, mantendo os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Manuel Martins da Costa Pereira
é dispensado da paróquia de Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro e nomeado pároco de Santa Eulália de Vila de Punhe, no arciprestado de Viana do Castelo, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. José Domingos de Oliveira Gomes é nomeado pároco de Nossa Senhora da Expectação de Carvoeiro, no arciprestado de Viana do Castelo, em acumulação com os outros ofícios que lhe estão confiados.

Pe. Christopher Vaz de Sousa
é nomeado membro da Equipa Formadora do Seminário Diocesano e responsável pela pastoral dos estudantes.

Agradecemos ao Pe. Alípio Rodrigues Torres a generosa e assídua colaboração e dedicação pastoral prestada na paróquia de Santa Eulália de Vila de Punhe durante a paroquialidade do padre Gaudêncio José Martins Gigante.

Agradecemos, aos sacerdotes que são dispensados dos serviços que têm prestado, a generosidade e dedicação com que os realizaram, e àqueles que assumem novos serviços, a disponibilidade com que os aceitaram.

+ D. Anacleto Oliveira
18 de Julho de 2013
Festa do Beato Bartolomeu dos Mártires

Mensagem quaresmal para a Diocese de Viana do Castelo

A CARIDADE COMO VIVÊNCIA DA FÉ E ANÚNCIO DO EVANGELHO

1. Chegaram os dias de penitência: expiemos nossos pecados e salvaremos nossas almas. É com estas palavras que a Liturgia das Horas, numa das antífonas da Hora Intermédia de Quarta Feira de Cinzas, nos anuncia o tempo da Quaresma e nos indica como vivê-lo: na penitência, isto é, no arrependimento dos pecados e na conversão a uma vida de acordo com a nossa fé em Deus, o único que nos pode salvar.
Esta penitência e a consequente expiação ou reparação do mal causado pelo pecado têm de ser concretas. O Catecismo da Igreja Católica (n.º 1434) destaca as três formas em que a Escritura e os Padres da Igreja mais insistem: o jejum, a oração e a esmola. E fundamenta assim a sua importância: nelas cada um de nós exprime “a conversão em relação a si mesmo, a Deus e aos outros”. Alarguemos pois as nossas vidas a estas três dimensões, e receberemos de Deus a salvação prometida.

VER MAIS…