A Cúria Diocesana

A Cúria Diocesana é constituída pelas instituições e pessoas que, de uma forma estável, colaboram directamente com o Bispo da Diocese, ajudando-o no seu múnus de pastor, de tal modo que, do governo jurisdicional da diocese, do incremento das obras de apostolado e do exercício equitativo do poder judicial, resulte uma verdadeira e solícita acção pastoral de cariz unitário.

Salvaguardando a independência jurídico-canónica do Tribunal Eclesiástico, instituto a ser tratado noutro sector da Cúria Diocesana, realço os organismos e serviços relativos ao governo da diocese e à promoção da acção apostólica. No que respeita a estes, a coordenação episcopal, mediante a desconcentração de funções próprias, levou o Bispo da Diocese a criar o Conselho Episcopal, que unifica pastoralmente a actividade das vigararias (geral e episcopais) e das diversas secções da Cúria, manifestando-se tal simbiose pastoral nas áreas administrativa, arquivística e de acção apostólica.

Ao serviço das primeiras (administrativa e arquivística), com mais visibilidade jurídico-canónica e vulgarmente denominada Câmara Eclesiástica, estão algumas funcionárias, o Notário, o Chanceler, o Vigário Geral e o Pró-Vigário Geral, e da de acção apostólica (evangelização/formação, liturgia e acção sócio-caritativa), estão os Secretariados e Departamentos diocesanos e os Movimentos e Obras de Apostolado, coordenados pelos respectivos Vigários Episcopais. A função sindética, a dar unidade a todos os ofícios e seus titulares curiais, pertence, sob a autoridade do Bispo, ao Moderador da Cúria.

Como componente imprescindível, numa Igreja de comunhão, a par da genericamente chamada 'Função Administrativa' da Cúria Diocesana, acima desenvolvida, existe, como apoio de consultoria ao Bispo da Diocese, a denominada 'Função consultiva' da Cúria Diocesana, constituída pelo Colégio de Consultores, Conselho Presbiteral, Conselho Diocesano de Assuntos Económicos e Conselho Pastoral Diocesano, que, embora nem todos reúnam no edifício/sede da Cúria Diocesana, a ela pertencem como partes integrantes de um todo.
Endereço:

Convento de S. Domingos
Rua Góis Pinto
4904-864 Viana do Castelo

t 258824567
f 258824459
e clique para enviar email

Atendimento:

10h - 12:30h