D. Anacleto Oliveira presidiu à Ultreia Diocesana no dia 8 de Julho

Realizou-se no passado dia 8 de Julho de 2012, no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Cabeça, paróquia de Freixeiro de Soutelo, Arciprestado de Caminha, a Ultreia Diocesana, do MCC da Diocese de Viana do Castelo, subordinada ao tema: "O dom da fé", que teve a presença de mais de 500 Cursilhistas vindos de toda a Diocese.

Ultreia_Diocesana_-_Eucaristia - Soutelo 2012

Da parte da manhã, pelas 10,30 horas reuniram-se os vários grupos, para reflexão do Evangelho e partilha da vivência do 4º. Dia.
Pelo meio-dia foi rezada a Oração do Ângelus, a que se seguiu o almoço, num local de montanha aprazível e acolhedor.
Pelas quinze horas, os Cursilhistas reuniram-se no adro do Santuário e ao seu redor para dar início à Ultreia Diocesana.
O Rolho sobre
“o Dom da Fé” esteve a cargo do Cursilhista Dinis Carrelo, de Vila Praia de Âncora (arciprestado de Caminha), que a todos alertou para que, só com uma Fé viva e esclarecida poderemos caminhar. Seguiram-se as habituais ressonâncias, que estiveram a cargo dos arciprestados de Monção, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Caminha e que foram muito enriquecedoras.
O “Rolho Místico”, esteve a cargo do Padre Dr. Fernando Loureiro, pároco de Freixeiro de Soutelo, freguesia que acolheu a Ultreia Diocesana.
Seguiu-se a Santa Missa, presidida pelo Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira e concelebrada pelos Reverendos padres Torres Lima, Director Espiritual do MCC e Eugénio Silva responsável pela formação do MCC e outros Sacerdotes.
Na homilia o Bispo Diocesano exortou os fiéis presentes a refletirem sobre os seus próprios "fracassos" em todos os aspetos da vida, não só nos mais diretamente ligados à atividade eclesial, mas também na família, no trabalho, na sociedade etc., não para que fiquemos desalentados a apáticos perante eles, mas para nos impulsionarem a um esforço maior em os evitar e os transpor dando-lhes a volta por cima.
Continuando como base de reflexão as Leituras próprias da Eucaristia, D. Anacleto lembrou a passagem em S. Paulo refere na sua carta aos Coríntios - que tinha um "espinho cravado na carne" e que apesar de três vezes invocar o Senhor, não lhe foi retirado, pois o Senhor respondeu-lhe
“Basta-te a Minha Graça”.
Tal como S. Paulo confiava no Senhor e fazia das suas fraquezas força para vencer as adversidades, também vós, não “tenhais medo em confiar Nele”, na certeza de que contais sempre com a “Sua Graça” para transpor essas dificuldades e fraquezas “como um dia lhe respondeste ao terminar o vosso Cursilho”
Ultreia_Diocesana_Soutelo_(5)
Finda a Eucaristia realizou-se uma Procissão com o andor da Senhora da Cabeça, tendo o Sr. Padre Loureiro, exortado os presentes a acenarem com o lenço "De Colores", para expressarem o seu adeus à Nossa Senhora da Cabeça, enquanto entoavam um Cântico Mariano de louvor e despedida à Senhora, enquanto a procissão se fazia em volta do Santuário, sendo presidida pelo Bispo Diocesano D. Anacleto, acompanhado dos restantes sacerdotes presentes na Ultreia, terminando assim em recolhimento e alegria a Ultreia Diocesana 2012, da Diocese de Viana do Castelo.