70º Cursilho de Homens

O Movimento dos Cursilhos de Cristandade, da Diocese de Viana do Castelo, realizou, entre os dias 24 e 27 de Abril, no Centro Pastoral Paulo VI, mais um Cursilho de Cristandade de Homens, que teve 19 participantes, vindos de vários Arciprestados da Diocese.
A Equipa Sacerdotal do Cursilho foi constituída pelos Reverendos Padres: Arcélio José Pereira de Sousa, Director Espiritual do Cursilho, Manuel José Torres Lima e Padre José Filipe Oliveira de Sá.
Foi Reitor do Cursilho, Avelino Pereira Abreu, que coordenou a equipa Leiga, constituída por dez dirigentes do Movimento.
A Clausura de encerramento e a Eucaristia, contou com a presença de centenas de Cursilhistas, e do Bispo diocesano, D. Anacleto Oliveira, que presidiu à Eucaristia, concelebrada por seis Sacerdotes.
Nos seus testemunhos, os novos Cursilhistas, puseram em relevo a forte vivência espiritual e testemunhal dos três dias de Cursilho e apontaram o propósito de, a partir de agora, procurarem ter uma colaboração mais ativa nas suas Paróquias e serem testemunho de fé na família, nos ambientes e na sociedade em geral, procurando estar atentos aqueles que mais carecem de ajuda.

Missa 70º. CCH 04-2013

EUCARISTIA
Na homilia, D. Anacleto Oliveira começou por realçar alguns testemunhos dos novos. Entre eles destacou um que referiu “sinto uma grande alegria” e, partindo das palavras do Evangelho, citou as palavras de Cristo, que por S. João nos foram transmitidas na Eucaristia “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. O que interessa é que vos ameis uns aos outros. Vós sereis meus discípulos se vos amardes uns aos outros.
A Igreja nesse tempo estava seriamente a ser posta á prova e corria o risco de se desagregar. Isto tem hoje, como nesse tempo, muita atualidade. As provas purificam-nos. E concluiu, citando uma frase de Tertuliano, que também encontramos nos Atos dos Apóstolos, referindo-se à forma de viver dos primeiros cristãos: “vede de como eles se amam”.

Dados Estatísticos do Cursilho
Média de idades 44 anos